[RESENHA]: Em nome do mal - James Oswald

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! Espero que sim. 

SKOOB - Grupo Editorial Record -
Leia um trecho 
Já falei algumas vezes aqui no blog, o quanto admiro a literatura policial europeia. Nessa região do globo, os livros são mais sombrios e apresentam um clima gélido, úmido, noir e frio. Na minha humilde opinião, eles superam os livros policiais norte-americanos. Hoje, quero lhes apresentar a resenha do livro Em nome do mal, escrito pelo James Oswald e publicado no Brasil, pelo Grupo Editorial Record

O livro foi ambientado na cidade de Edimburgo, capital da Escócia e acompanha o inspetor Anthony McLean na busca por respostas de um macabro e violento assassinato datado de meados da década de 40 e ao que tudo indica faz parte de um ritual demoníaco, devido a disposição do corpo num círculo com mãos e pés presos ao chão por pregos e em forma de cruz. Se já não fosse cruel o bastante, o corpo da jovem também foi  violado e suas entranhas expostas, com alguns órgãos dentro de potes. 

Após esse corpo ser descoberto, uma série de mortes passa a acontecer e a violência ronda a cidade num espetáculo de sangue e mistério. Aparentemente, nenhum desses casos possuem relação entre si, mas o modo brutal pelo qual são realizados chama a atenção e o medo passa se tornar constante na cidade. Leitores de estômago fraco e acostumados a leituras leves, podem achar bem pesado o teor e quantidade de mortes, porém eu não me incomodei com isso. 

Como há muitas descrições de mortes, é impossível não perceber certas semelhanças entre o modus operandi, pelas quais são cometidas. Figuras proeminentes da sociedade local são assassinados de modo horripilante; vários desconhecidos se suicidam num espetáculo de horror. Nesse momento, impera na cidade uma onda de violência que alimenta a essência do mal e a partir disso, McLean e sua equipe de investigação se deparam com uma gama de coincidências, relações entre personagens, ligações entre os suicídios e os assassinatos e como tudo pode ou não ter relação com o corpo mutilado do ritual de magia negra. 

Esse é o tipo de trama que não é possível dizer muito sem soltar spoilers. Prefiro aguçar a curiosidade de vocês e convidá-los a lerem o livro, do que contar todo o desenvolvimento da trama. De modo geral, a forma como a história é conduzida se torna muito intrigante e nos deixa curiosos com toda a desenvoltura do autor em narrar essa trama e prosseguir com a investigação. Não há nada de previsível  em mais de 330 páginas e a cada capítulo o autor nos presenteia com uma nova revelação. Ele poderia ter dito muito em poucas páginas, mas preferiu deixar doses homeopáticas de pistas, reviravoltas, descobertas e etc. Esse efeito de a cada capítulo ter alguma novidade confere um diferencial incrível ao livro. 

Em nome do mal se configura um livro que possui uma investigação complexa e completa em sua essência. Nessa obra, há uma preocupação constante em tornar o leitor alguém da corporação policial e por vezes, eu me flagrei dizendo qual seria o próximo passo da investigação. Foi muito agradável perceber o crescimento da trama e como uma pequena pista foi levando a outras peças do quebra-cabeça e como tudo foi costurado tão perfeitamente a ponto de eu me perguntar: "como ele(o autor) pensou em tantos detalhes?"
Ao olhar para o quadro todo, nos deparamos com um emaranhado de idas e vindas e relações entre os personagens que colocam em xeque a autenticidade de certas ações do passado e suas implicações no presente.

Anthony McLean
A resolução dos fatos não surpreende, porque a cada página você vai agregando novas informações e com isso, pode ir concluindo o desfecho da trama. Ele não acumula todas as respostas para as perguntas dos leitores e as liberam de uma única vez. Repito: o desfecho não surpreende, mas fascina e encanta pela engenhosidade e audácia do autor em compor algo tão único. 

O drama familiar do protagonista foi algo bem trabalhado pelo James e que serviu para humanizar a figura do investigador. Conhecer o passado do McLean e perceber como ele pensa e toma as decisões de modo tão calculado é muito bacana. Outro fator que me agradou muito, diz respeito à escrita do autor: eu percebi que nas cenas violentas e que envolviam mortes, ele conduzia a trama de modo imparcial, totalmente sem emoções, como um espectador.

Os editores tiveram a preocupação de dedicar um espaço para que o autor explicasse como o livro surgiu e tomamos conhecimento de que a gênese do livro se deve a um conto narrado pela perspectiva da própria vítima que se vê violada, agredida e morta, uma vez que faz parte de um macabro ritual. Essa é a descrição que dá o pontapé inicial para o livro e que inicia a investigação da trama A diagramação da Editora Record, mais uma vez está belíssima. A capa possui o título em auto-relevo e possui um verniz que confere um brilho a obra. O livro é o primeiro volume de uma série e estou mega ansioso pelo lançamento dos livros seguintes. 
Tétrico - Brutal - Intenso - Audacioso - Violento - Sombrio
A leitura é recomendada, principalmente, para os fãs de literatura policial e investigativa. Faço uma ressalva e reafirmo: essa obra não é para leitores de estômagos fraco, acostumados com escritas leves, românticas e despretensiosas. Caso não goste de ler livro com violência, morte e sangue, não lhe recomendo este livro. Estão avisados, porém, incentivo e recomendo a leitura! Livro memorável! 
AVALIAÇÃO GERAL: 

Espero que tenham gostado de Em Nome do Mal e não deixem de comentar. Suas opiniões é que alimentam o blog e fazem com que eu possa tentar torná-lo um espaço melhor.

15 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Amei a resenha. Amo livros de crime/mistério. E sou uma eterna pesquisadora do oculto, acho intrigante. O que falar de uma obra que une duas coisas que gosto? Não conhecia o autor, e tampouco a obra. Muito obrigada por apresentá-la a mim.
    A resenha está instigando o leitor do blog a saber mais sobre o livro. Parabéns!

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de sua resenha,amigo!
    Gosto de mistério, mas de crime , não sou chegada!
    Boa semana e bjus
    segui e curti , pois adorei seu blog!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriano, tudo bem?

    Eu adoro literatura policial e sua resenha me deixou bem animada com esse livro. Pena que o final não é surpreendente, mas só do autor saber envolver o leitor, já é o suficiente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Adriano! Tudo bom?
    Uau já gostei da capa e do título, causou um arrepio aqui! Nunca tinha lido um livro policial europeu, mas pela discrição que você trouxe, tenho certeza que é um livro que vale a pena. Com o título eu já esperava cenas com situações macabras e rituais, mas mesmo assim, sempre causa um leve choque quando as suspeitas são confirmadas.
    O medo da morte está praticamente se espalhando como um vírus pelo lugar, pessoas cometendo suicídio? Se eu fosse o policial entraria em desespero! Tenho certeza que o autor conseguiu causar grande impacto nos leitores, principalmente por revelar capítulo por capítulo algo novo e você nem ao menos conseguir deduzir quem pode ser suspeito ou o porque dele estar fazendo isso. Gostei MUITO da sua resenha e opinião e com isso o livro já está indo para a minha lista!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiiii Driiiii....

    Amei amei e amei a leitura dessa resenha maravilhosaaaaaaaa.... Eu amo esse tipo de leitura e o título só me deu mais vontade de ter esse livro aqui..... Eu amo romances, leituras leves e bobas... mas adorooooooo um investigativo... demais e você bem sabe né.... Amigo sua resenha foi completamente inspiradora... me senti dentro do livro... e esse autor lindo com cara do mal... uhuuu amei... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri <3

    Tudo bom?! Que resenha incrível, parabéns. Claro que eu leria, porque esse é um dos meus gêneros queridinhos. HAHAHAHAH. Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Sério. Investigação é comigo mesmo! O autor é lindo, sorry HUAHUAUHAUHHUAHA. Gente! Preciso desse livro. Adorei!!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano. Eu sou fã da literatura policial, mas acho que não li nada policial da europa. Gostei de saber que ele são mais sombrios e gélidos. Adoro livro investigativo já que sou uma eterna apaixonada por séries de TV policiais e os livros despertam essa paixão. Anotei a dica aqui. Beijos.

    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  8. Oi Dri, tudo bem? Bom, eu não sou muito fã de literatura policial, algumas eu adoro e outras eu detesto. Bom, achei interessante a premissa do livros, os assassinatos e os suicídios que são de algum modo ligados ao ritual. Achei interessante que o autor vai deixando pistas aos poucos e que em cada página alguma coisa acontece, assim a leitura não fica entediante, e o final, mesmo não sendo surpreendente parece ter sido bem amarrado. E é ótimo também quando nos sentimos dentro da narração.

    Aah nossa, deve ter uma cenas bem tensas, mas fiquei curiosa.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  9. Caramba, Adriano! Eu tô mal de resenha de policial hoje. Essa é a 3ª que leio na minha visita a blogs amigos, e as 3 tinham uma pegada meio sobrenatural, meio dark, meio macabra. Gosto de policial/suspense, mas prefiro quando não envolve espíritos, demônios, fantasmas e coisas assim. Aliás, como eu sempre falo, nada que é sobrenatural/fantástico me interessa.
    Não tenho tanta experiência assim pra comparar a "origem" da literatura, pois comecei a ler esse gênero há pouco tempo, mas vou começar a reparar pra ver se vc tem razão. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Adriano que resenha instigante hein, adoro policiais , preciso ler mais, ando numa fase de romances e mudar um pouco o gênero será muito bom, adorei saber que o final não vem com aquela enorme carga de revelações , e sim no decorrer do livro . O que prende o leitor ainda mais . Já entrando em minha lista . abraços
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Eu com certeza me encaixo na categoria de leitores de estômago fraco que podem achar pesados o teor e a quantidade de mortes. Só esse primeiro assassinato já me embrulhou o estômago... entranhas expostas, órgãos dentro de potes... definitivamente não é leitura para mim, mas que bom que gostou tanto!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Gente, mas eu sairia da cidade na hora hahaha
    Curto histórias policias, mas essa pegada meio do além não é o meu forte. Começa a puxar meio para o terror e ai me fico morrendo de medo rs. E sim, eu tenho estomago fraco! Você frisou bem isso na resenha, então é melhor eu ficar longe.
    A edição da record é sempre impecável <3 nunca espero nada menor do que isso deles

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá Adriano,
    eu e você combinamos em nosso gosto de gêneros. Eu amo um bom suspense policial e investigativo. Adoro me sentir como uma nova integrante para ajudar e tentar desvendar os mistérios que ocorrem durante a leitura.
    Este livro em questão eu não consegui pedir ele para ler, por que convenhamos a Record lança tantos livro bons neste gênero, que ficamos no uni-duni-tê na hora de escolher. Mas ele mantem um premissa que eu amo, que é a parte sobrenatural. Onde o inexplicável nos é posto. Deixando a leitura bastante misteriosa e com aquele "que" e suspense que todos adoramos.
    Agora sobre as cenas fortes isso pra mim é fichinha e um suspense deste quesito que necessita o livro, se não tiver, não é bom.
    Eu espero muito em breve ter o livro em mãos, ate por que convenhamos, sua resenha apenas me atiça e me faz desejar loucamente o livro.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano,

    Não sou muito fã de livros com mortes brutais, e muito sangue, então não sei se seria uma leitura legal pra mim, mas se eu vou ler George Martin, que tem muita morte eu vou ter que me adaptar não é mesmo? Se eu passar pelo livros do George vou ver se consigo dar uma chance a Em nome do Mal, não garanto nada ainda!

    Mayla

    ResponderExcluir
  15. Oi Adrianoooo!!!!
    Sério, eu preciso desse livro! Já coloquei como desejado *---*
    Acho interessante até o fato de que o autor não surpreende e vai liberando as informações ao longo da trama, pois se mesmo sem ser surpreendente ele é fascinante é porque o livro é bom mesmo!
    Já posso ganhar de natal, fica a dica amigo hahaha
    Adorei a resenha!

    Beijokas
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...