[RESENHA]: Geek Love - Eric Smith

Olá, nerds de plantão
Tudo bem, pokémon?  

Sempre fui chamado de nerd e as vezes, usavam esse conceito apenas porque eu me esforçava no colégio e me dedicava ao estudo. Na verdade, meu conceito era bem diferente. Com o tempo, comecei a adquirir características de um geek e passei a admirar a cultura nerd e nos últimos tempos, ela vem sendo maior divulgada como algo bom, que permita àqueles que se identifiquem, se orgulharem disso e se definirem como nerds sem medo de ser feliz.

Editora Gente - SKOOB
Nesse mundo de geeks, que um nerd se destacou e escreveu um livro sobre o maior desafio dos nerds e de qualquer ser humano: amar e ser amado, e com um manual do amor nerd, é que Eric Smith se lança no cenário literário, com sua obra Geek Love, publicada no Brasil, pela Editora Gente, parceira do blog.
Desde que vi o livro, fiquei bem encantado e ansioso pela sua leitura. Não sei por quais motivos, mas fui levado a crer que encontraria um romance entre dois nerds. Achei fofo, meigo e curioso, porém me surpreendi e me decepcionei um pouco, ao encontrar um livro que beira a auto-ajuda e os livros de estudo excessivamente teóricos. 

Como diz o subtítulo, o livro é um manual do amor nerd e promete ajudar aquele nerd tímido a chegar na garota desejada, ensinando-o como abordá-la, chamá-la para sair, como proceder no encontro, o que fazer depois do encontro, como lidar se o relacionamento for criando raízes e o mais importante: como não colocar tudo a perder. São dicas interessantes, exemplos em situações que podem vir a divertir e me fizeram praticar na frente do espelho. Sim, eu confesso. E fala sério, quando o assunto é sedução, todos querem fazer bem feito. Se alguém discordar, sinto que poderá viver no player 1 para sempre. 

O autor aborda o assunto com muita naturalidade e  explora a cultura nerd com muito conforto, por isso é impossível não defini-lo como um nerd convicto. O cara tem respaldo e embasamento teórico no que diz, ou seja, suas dicas, ensinamentos não devem ser desmerecidos. Gostei muito que antes de ensinar técnicas de sedução, é preciso se reconhecer como nerd. "Se você não sabe o que quer, deve procurar saber quem é". Por isso, antes de partir em busca da metade de sua laranja é necessário um exame de consciência para firmar sua identidade e a partir disso, definir o que você procura. 

Nessa abordagem, o Eric define o nerd em três possibilidades: cultura pop, tecnogeeks e nerds acadêmicos, conferindo-lhes características que possibilitem a identificação com nossa essência. Eu acreditei que o autor contextualizaria bem as situações com as diferenças entre os tipos de nerd, mas eu me enganei novamente. O autor se concentra muito no nerd que ama vídeo-games e lê muito HQ. Várias referências da obra, diagramação e situações exemplificadas são para essas pessoas e eu não tenho o costume de jogar e ler HQ, portanto, me vi deslocado em muitos momentos.
Sou do grupo acadêmico que se classifica como nerd dos livros e na maioria da trama, não há inserção desse nerd na história. Infelizmente.


Além disso, outra inferência negativa diz respeito a como a trama foi conduzida. A evolução do livro se torna muito masculina e por mais que o autor tente criar ressalvas para inserir as meninas nerds na história, percebemos que elas estão num segundo plano, por isso, eu devo afirmar que o livro é machista sim e não vejo como as dicas possam ser absorvidas pelo público feminino nerd. Infelizmente.

De modo geral, a leitura é válida. Em muitas partes é hilária e permite que o leitor imagine certas situações, uma vez que o autor teoriza sobre o tema e exemplifica sobre o que pode e não pode ser feito. Essas situações tornam a leitura mais dinâmica e interessante. Já em outras partes, eu não consegui me conectar com a narrativa e tendo me deparado com algumas decepções sobre o livro, me vi entediado. 

Além do enredo, um dos maiores legados do livro é a beleza. Toda essa construção que imita os pixels de um jogo confere um diferencial único ao livro. O trabalho gráfico e diagramação da editora estão fantásticos, com gravuras coloridas, páginas escuras, fontes coloridas e etc. As referências e ilustrações internas lembram muito o vídeo-game e acredito que os gamers, irão amar o livro. 

A leitura é recomendada principalmente para nerds convictos (óbvio), e em suma, para gamers e leitores de HQ's. Acredito que este público estará mais receptível ao livro e se identificará mais com a trama. 
AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que tenham gostado da resenha! Não deixem de comentar sobre o que acharam! Sua opinião é o mais importante retorno! 

26 comentários:

  1. Dri, jurava que se tratava de um romance fofo u.u
    Nunca fui nerd, aliás eu sou bem tapada as vezes, então eu acho que não me identificaria com o livro, ainda mais se tratando de um livro um tanto quanto machista.
    Eu acho que os nerds são pessoas fofas *-* Elas são sempre mais dóceis, claro que existem os enosbe, mas a maioria são bem legais, como por exemplo: VOCÊ! hehe você é um nerd Muito legal =)

    Confesso que eu adoro essa capa, acho ela mega lindinha *-* E amei saber que é um livro ilustrado.

    Adorei sua sinceridade em relação ao livro, e uma pena que o livro não superou suas expectativas.

    Beijo, Beijo, Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Dri, jurava que se tratava de um romance fofo u.u [2]

    Sou nerd, apaixonada por videogames sangrentos e matar zumbis. HUAHAUHAUH A capa está uma fofura! E adorei saber que tem ilustrações. Três estrelas? Que pena, achei que seria um livro surpreendente, pena que se desapontou =( Agora estou com um pé atrás sobre ele.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa *-*
    Vou correndo encontrar um exemplar pra mim, sinto que vou gostar muito, já que gosto de livros de auto-ajuda e essas coisas de amor.
    Irá ser o meu primeiro livro assim voltado para o publico masculino :)
    As historias que contam as situações devem ser cômicas ..
    E o assunto amor é difícil para todos por isso existe tantos livros assim ..

    ResponderExcluir
  4. Parece tão fofinho!
    Pena que você não gostou tanto, mas ainda quero ler =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu gostei muito da sua crítica, Adriano… E isso não é novidade (rs). Acho que esse livro não me agradaria, por mais nerd que seja. A minha "nerdice" envolve muitos elementos da cultura oriental. Ao invés de HQs americanas, sou fã de mangás, por exemplo. Além disso, sou o tipo de nerd que não tem problema algum em se integrar em outros grupos sociais. Isso significa que não me considero uma "classe", como se precisasse de um livro que me representasse, sabe? :/

    Embora você tenha ressaltado os aspectos positivos, sinto que esse livro apenas estigmatizou os nerds.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Adriano, td bem?
    Adorei a forma como vc escreveu, expondo inclusive os pontos fracos do livro :) Tbm sou nerd, do tipo q ama ler livros! Heheh
    Mesmo diante de td q vc falou, pretendo ler o livro para ter uma opinião formada :) bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gente, como assim não é um romance entre nerds? Também achava isso!
    Comprei ese livro na Bienal, mas ainda não li e... talvez eu nem leia depois dessa resenha. :/
    Acho que também sou uma nerd acadêmica... principalmente nesse maldito final de semestre e final de graduação (o/).
    Bom saber desse "machismo" presente no livro, vou passar longe dele. Acho que vou dar outro fim para o meu exemplar, trocar, sei lá..
    Quanto ao trabalho gráfico, sou obrigada a dizer que pelas poucas folheadas que dei no livro deu para ver que está lindíssimo.

    Parabéns pela resenha e obrigada pela sinceridade!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha me interessado por romances nerd, enfim, até ler (semana passada) Animate me - Amor criativo. Me apaixonei pela história, pelos personagens, o Nathan (nerd) é o melhor de todos. Até me motiva a conhecer mais livros relacionados ao assunto.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oooi,

    Eu não li ainda. Confesso que quando vi a primeira vez eu achei super interessante, não sou nerd, não curto HQ nem nada disso, maaas acho muito legal. Queria dar de presente para um amigo, mas acabei deixando de lado depois a ideia.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Adriano confesso que o livro não me chamou atenção , gostei das imagens fofas que colocou na postagem, A premissa do livro não me conquistou, dessa vez vou deixar passar a leitura. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Por mais que eu goste de HQs, animes, games e toda a cultura Geek, não me interessei pela premissa deste livro, mas creio eu que aquele amigo nerd mais reprimido com certeza vai gostar deste livro e até se identificar com o tema abordado.

    Vou anotar aqui como dica de presente.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu achei a capa muito legal, mas o conteúdo não me interessou. Não gosto muito de livros de auto-ajuda e se fosse ler, demoraria décadas.
    Mas gostei da sua resenh. Ficou muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu também achei quando vi o nome e a capa que serie um romance fofinho entre nerds e quando soube que era praticamente um "auto-ajuda" perdi todo o interesse que tinha pelo livro, não parece ser o meu tipo de leitura =/

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Achei legaaaaal! Tipo, além de ter uma proposta diferente no texto, tem uma proposta diferente (e criativa) nas ilustrações.

    ps.: fiquei meio triste em não me ver mais como parceiro :/

    escritordeconta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas
      O livro tem uma proposta bem inovadora, mas como assim não se vê como parceiro? Continuamos parceiros sim, uai. Seu link nunca saiu da minha aba de blogs parceiros. Ela fica aqui na tarela direita: "visito e recomendo"!

      Abraços

      Excluir
  15. Oi, Adriano! Tudo bom?
    Gostei MUITO da ideia do autor de criar esse manual, tenho certeza que os nerds adoraram. Tenho muitos amigos assim eu mesma já tentei ajudar muitos com questão de chegar na garota que conseguiu atrair seus olhos pra longe de um jogo, o que é difícil, mas ai, sempre aparece um obstáculo maior. Abordar o assunto de maneira divertida e da maneira correta, deve ter feito a leitura ter valido totalmente a pena e fiquei feliz que você usou algumas dicas também!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro e sinceramente, pela capa e sinopse eu não me interessaria por ele nem um pouco, mas lendo sua resenha é impossível não ficar com vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dri, tudo bem? Já tinha lido outras resenhas sobre o livro e já sabia que era mais um livro de autoajuda, mas algumas coisas que você me disse, eu não sabia... quanto ao fato do autor só focar mais em um grupo de nerds e ser mais voltado ao público masculino... então, toda a vontade que eu ainda tinha de conhecer a obra, acabou aí... eu quase não jogo videogame, me considero mais uma nerd acadêmica e bom, sou mulher... logo, acho que não vai funcionar. Mas acho bem legal as ilustrações, ficaram bem bonitas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi Adriano.
    A única coisa que me atrai nesse livro é justamente a beleza da construção com os pixels.
    Eu também acreditava que o livro trazia um romance bonitinho, jamais imaginei que se tratava de uma espécie de autoajuda....se bem que eu não tenho nada contra o gênero, mas ficaria frustrada por ir em busca de uma coisa e encontrar outra.
    Eu raramente leio HQs apesar de gostar, e games tô fora...acho que esse livro não serve pra mim.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Olá Adriano,
    eu amo esta capa, acho ela tão fofa que eu queria ter somente para meu fascínio sobre capas. rs
    Porem a historia em si, é algo que não me atrai, mesmo você ressaltando que à cenas hilariantes, onde o leitor pode se distrair e dar uma boas risadas. Mesmo assim não me interessei.
    E quando o assunto é tipo um guia, algo parecido com auto-ajuda, ai lascou. Sei lá, não sou fan deste tipo de leitura.
    Mas como você disse, este livro é prato cheio para quem gosta e para os Nerds de plantão.
    Parabéns pela resenha! Mas desta vez eu vou passar ;)

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  20. Oiee!! Logo quando a editora lançou o livro me interessei, mas ao ver resenhas por ai eu meio que desistir, pq as resenhas me deram a entender de uma pegada auto-ajuda e por isso não curti, vendo a sua resenha percebo que é um livro bom até, mas não irei ler.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Hey, tudo bom?

    Já li resenha desse livro em diversos outros blogs e só tenho uma coisa a dizer: tenho bastante interesse. Li "Jogador N°1" esses dias e fiquei preso a leitura por tratar da época dos anos 80 (criação dos videogames e tecnologia em geral). Como um bom geek/nerd, quero ler esse book!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Acho que não me identificaria com o livro, prefiro a cultura oriental, prefiro mil vezes os mangás do que as HQ's, e olha assim como você me enganei total com esse livro então, eu jurava que a historia falaria do romance entre dois nerds também, não esperava um manual de auto-ajuda (kkk), essa foi a minha decepção agora, vou deixar esse passar!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Adriano! Eu já sabia que seria bem autoajuda por causa do selo. Se fosse um romance "normal", viria pela Única. Gosto de algumas coisas da cultura geek, mas não a ponto de me considerar uma, então não me interessei. E o que eu mais me identificaria, nerd acadêmico, não foi muito explorado, acho que eu ficaria bem frustrada. Mas por outro lado é bom saber que o autor tem base pra falar sobre isso e chega a divertir com tiradas engraçadas. A galera fã de games e HQs deve amar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  24. Olá

    A proposta do autor é bem interessante, ajudar os nerds a saírem do player 1 para o player 2. Confesso que sou um tanto mesquinho e possessivo, então seria complicado dividir meu PS. Voltando ao livro, até estava animado com a leitura, mas os pontos negativos pesaram muito então vou deixar passar.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu li algumas resenhas que disseram o mesmo que você: que o livro beira a auto-ajuda. Também imaginei que fosse contar uma história de amor entre dois nerds, o que seria muito mais legal (fica a dica para escritores! rs), e depois das resenhas que li achei melhor nem ler. Isso do autor se concentrar no nerd que joga muito vídeo-game e lê muito HQ me desanimou mais ainda, com certeza eu também não sou esse tipo de nerd e não tenho essas referências. Aí você ainda me diz que o livro é machista e que não vê como as dicas possam ser absorvidas pelo público feminino nerd. Isso enterrou de vez a mínima chance que o livro teria de ser lido... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...