[RESENHA]: Sangue - K. J. Wignall

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! Espero que sim!

Eu volteeeeei, meus caros!! E agora pra ficar (desculpa, não consegui conter o clichê) E aí, como estão vivendo o pós-Enem? Conseguiram realizar uma boa prova? Essa prova é sempre um percalço "miserável" no nosso caminho. Pouco do que se estuda, será cobrado na prova e algumas vezes, mais vale chutar certo do que perder 10 minutos para responder uma única questão. Porém, chega de Enem por ora. Logo mais ele voltará à tona!

Hoje, quero lhes apresentar a resenha de um livro sobrenatural bem peculiar que li recentemente! Vamos lá: 

Ultimamente eu estou vivendo um período de intensa saturação dos sobrenaturais. Livros com essas abordagens não estão me atraindo como outrora, salvo algumas raras exceções. Quando vi Sangue pela primeira vez, me apaixonei perdidamente por essa capa e não encontrei na premissa um grau de inovação que me instigasse a ler. 

No entanto, eis que em um dia bem chatinho e decepcionante, quando cheguei de viagem, encontro um pacote surpresa do Grupo Editorial Record. Abro e encontro um kit maravilhoso do livro Sangue: vida, morte e destino, escrito pelo belga K. J. Wignall e publicado nacionalmente pelo selo Bertrand Brasil. Confessei com a Mari (a responsável pelas parcerias da record) que esse presente carinhoso havia chegado na hora certa para animar meu dia. *-*

Sangue consistiu numa leitura agradabilíssima e surpreendente. Pensei que encontraria uma estória clássica (nos moldes de vampiros atuais), com um triângulo amoroso e uma pitada de drama adolescente. Imaginem a minha surpresa, quando ao fim da leitura não encontrei nenhum desses pontos esperados (ainda bem!). 

A obra acompanha a morte e sobrevida (leia-se imortalidade) do jovem William, ou Will, um rapaz nobre de 16 anos que teria seu futuro traçado a ser Conde de Mércia, se não tivesse sido acometido por uma infeliz enfermidade. Morto e enterrado no ano de 1256, Will mostra que sua doença não o matou de fato, mas o condenou a uma existência fadada a viver nas sombras da solidão, enquanto busca respostas que expliquem sua condição. 
"Não me lembro de ter sido mordido. Queria me lembrar para que pudesse visualizar o rosto da criatura que fez isso comigo e, assim dar um propósito a minha existência: o de procurá-la para retribuir o presente envenenado que recebi." (p.8)
K. J. Wignall nos presenteia com um vampiro maduro, ainda que adolescente, imortal e que foge as atuais concepções de vampiro. Temos uma abordagem de um vampiro sombrio, pálido, que venera as sombras e a solidão, que tem instintos de animal e se alimenta de humanos. Um vampiro que hiberna na sua cripta por longos períodos de tempo e que é sensível a luz. Confesso que essa visão do sobrenatural me agrada mais, do que vampiros que brilham ao sol ou que tem anéis protetores. 
"Não gosto do nome 'vampiro' - soa tão melodramático, tão fantasioso. Já faz tempo que prefiro usar o termo 'morto-vivo', pois essa é a forma como me vejo há pelo menos duzentos anos. Não é isso mesmo que sou? Fui tratado como morto, enterrado, e minha morte foi registrada - no entanto, aqui estou, ainda vivo, congelado no tempo." (p.34)
Will viveu por mais de oito séculos em busca de respostas que justificassem sua atual situação; ele vaga pelo mundo entre uma hibernação e outra de modo sombrio, buscando compreender o mundo e a época em que se encontra. Essa vida de solidão contribui para entendermos porque ele devota tanta confiança em Eloise, logo que a conhece, chegando ao ápice de contá-la seu maior segredo sem o medo de ser repudiado ou temido. 

Logo que ressurge no mundo atual, Will se vê confrontado por uma atmosfera diferente das suas outras estadias. Ele tem conhecimento de novos fatos que direcionam-se e convergem para um ponto em comum: uma profecia que lhe explicará seu destino e o porquê dele ter sido transformado nessa criatura das trevas. Nesse momento vemos o anseio de um personagem na busca por respostas de séculos, ou seja, qual o propósito de sua vida? Somente se alimentar de humanos e dormir por anos? Haveria algo mais que ele estaria destinado a fazer? 

É nesse clima de compreender profecias e formar alianças, que Will percebe a importância de ter encontrado Eloise justamente naquele momento em que ele acordou. Em nenhuma outra época, fatos inexplicáveis começaram a rondá-lo. O livro aborda a questão do destino. Eles estavam predestinados a se conhecerem para que juntos pudessem enfrentar os males que atingem a existência de Will. Vejam que na capa as iniciais de Eloise (E) e Will (W) estão estampadas e serão importantes em algum momento da trama.
Eloise é o clássico estereótipo de garota rebelde, corajosa, inconsequentemente, destemida e forte que não se sente intimidada e nem foge diante do perigo e por causa desse espírito aventureiro e quem sabe devido ao destino, embarca com Will nessa jornada. Eles protagonizam cenas que levam a crer numa possibilidade de romance mais adiante, porém o impasse reside na natureza e instinto do Will em se alimentar de Eloise, haja vista que vampiro necessita do líquido purpúreo vital humano.

Sangue aborda um pouco da história de Will, em meados do século XIII, e toca no tema da caça as bruxas, a peste negra que assolou a Europa e laços de honra e realeza, uma vez que o jovem é de origem nobre e por conta disso, consiste num personagem bem trabalhado, polido e lapidado. A trama é narrada em terceira pessoa, ou seja pelo narrador observador e em alguns capítulos, encontramos narrações do Will que nos possibilitam visões pessoais e assim compreender o que se passa na cabeça dele.

A obra é ágil, habilidosa, intrigante, com suspense e elegância A escrita do autor é sombria, a capa é sombria, o personagem é sombrio e a ambientação é sombria (tudo é sombrio). Entendam que uso o termo sombrio e não macabro. Não encontramos massacres sanguinários ou rituais de invocação a forças das trevas. Os diálogos são envolventes e o K. J. Wignall conseguiu me cativar com sua trama. Além disso, ele escreve com sutileza e elegância criando uma estória de um morto-vivo com sangue nobre digna de ser batizada como semelhante a obra de Bram Stocker, Conde Drácula.

O livro é o primeiro volume de uma trilogia chamada O Vampiro de Mércia e já teve os exemplares dois e três publicados internacionalmente. Deixo as capas e títulos que retirei do Goodreads, para vocês. Acho todas as capas lindíssimas. Esse tom de vermelho contrasta perfeitamente com o preto e os símbolos prateados.
Espero que a Bertrand Brasil publique a continuação logo porque o livro se finda num momento em que uma revelação nos é dada e por conta disso, o leitor que se envolveu na trama fica sedento pela continuação. 

SANGUE - ALQUIMIA - MORTE
Recomendo para leitores que gostem do gênero sobrenatural e estórias ágeis. E claro que valorizem a criação do vampiro gótico e clássico, como o memorável Conde Drácula. <3
 "Por mais estranho que pareça, e qualquer que seja o destino que me aguarde, todos nós temos a mesma essência. Eu sou uma parte sua, e você é uma parte minha. Somos sangue, você e eu. Nós somos sangue." (p.213)
AVALIAÇÃO GERAL: 

Espero que tenham gostado e não deixem de comentar sobre o que acharam!

19 comentários:

  1. Ola Adriano adoro temas que envolvem vampiro , gostei de saber que iremos conhecer a história e Will e o mesmo se questiona sobre sua vida . Gostei da capa do livro . Vampiros sempre são temas que os autores podem desenvolver sobre vários pontos de vista. ótima resenha e dica de leitura. abraços


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriano, tudo bem?

    que bom que o livro não te decepcionou! Confesso que a leitura não faz o meu estilo, apesar de gostar de alguns sobrenaturais e apesar de vc ter usado a foto do meu muso inspirador Johnny Depp como vampiro. Algum dos personagens lembram ele? *-* Prefiro os romances

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Te desejo sorte no ENEM, eu tô com a faculdade no pescoço me enforcando HSUAHSUAH...
    Bom, como sempre a sua resenha foi super detalhada porém, eu não consigo ler nada com vampiros. É algo meu, não consigo me concentrar, vejo resenhas maravilhosas sobre as obras, porem quando pego o livro eu não consigo concluir :(
    Deixo esse passar dessa vez e fico feliz por sua leitura positiva :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já queria ler antes por causa da capa, depois dessa resenha então... \o/

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriano.
    Ah, eu não tenho nada contra os vampiros que brilham e usam anéis protetores mas voltar um pouco pro lendário e épico vampirismo ajuda à fugir dessa modinha de vez em quando.
    Adorei a parte onde você destaca que o livro é sombrio e não macabro porque comigo sombrio até funciona, mas macabro não rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Vou comprar, com certeza. Amo histórias sombrias. É muito bom saber que foge dos vampiros que brilham ao sol e anéis que permite andar à luz do dia. A capa e muito bonita.
    Ah, devo ter dar os parabéns. Ótimo texto. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Dri, tudo bem? Bom, primeiramente, espero que tenha feito boas provas no ENEM e que o resultado seja o melhor possível.

    Agora, vamos ao que interessa. A resenha, que, como sempre, está ótima!! Nossa, desde a primeira vez que vi a capa desse livro eu fiquei maravilhada... como você disse, ela é sombria, mas incrível. Adoro temas sobrenaturais e vampiros me conquistam, e é ótimo saber que os vampiro desse livro segue o modelo convencional. Achei interessante a hibernação, e o fato dele ser nobre e nos remeter a períodos importantes da história.

    Esperooo sinceramente que a Bertrand Brasil traga os outros volumes!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  8. Oi, Adriano!
    Lembro que vi a capa desse livro no picnic da Galera, no início do ano. Depois não vi mais nenhum comentário sobre ele, acho que poucos se interessaram. Eu não sou fã do gênero sobrenatural - vc sabe -, mas confesso que também me surpreendi com a proposta do autor em criar um vampiro diferente. A galera que curte deve se amarrar (exceto aqueles que acham legal um vampiro iluminado. rs).
    Ah! As capas são lindas! Poucas cores, mas bem vibrantes, e detalhes impressionantes. Só reparei nas letras porque vc destacou.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá

    O Enem é pra acabar mesmo, nem fui fazer porque afinal minha prioridade é outra e o Enem só iria atrapalhar (sim, acredite mas sim). Pois bem, me sinto assim como você, um pouco saturado com sobrenaturais e são raros os que ainda me chamam a atenção. Confesso que o que mais me atraiu neste livro especificamente foi a maravilhosa capa, mas me desanimei ao saber que tem continuações, estou em um momento em que dispenso livros do tipo então (não dispensando a dica completamente) anotei aqui, mas não sei.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Amei! Pra mim um vampiro de verdade é desse tipo: se esconde da luz porque queima, vive na escuridão, se alimenta de pessoas! Esses são meus tipo de vampiros! E são os quase impossíveis de encontrar por aí! Que missão difícil hein?! A capa desse livro não me chamou a atenção por incrível que pareça, talvez ela nas minhas mãos seja outra história! Porém o que me conquistou foi a sua resenha, a sinopse tinha me deixado meio em duvida, mas com a sua resenha fui fisgada!
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriano, não sou fanática pelo gênero, mas a forma como você descreveu o livro me despertou a vontade de lê-lo. Fiquei com a impressão de uma história bem estruturada, com personagens bem construídos. Além de tudo, a capa é muito atraente.
    Beijos
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Bom, pelo menos não tem massacres sanguinários, mas não é meu tipo de livro, apesar de ter achado muito interessante esse toque da profecia. Mas não me mate, prefiro os vampiros que brilham no escuro do que uma narrativa sombria assim! rs... Sei que os fãs do gênero vão amar, mas eu não acho que seja leitura para mim mesmo não.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriano,

    Espero que tenha se superado no Enem, minha torcida para que consiga uma excelente pontuação. Vamos a SANGUEEE a capa é bonita e para as pessoas que amam o gênero, com certeza vão adorar e se lerem a sua resenha vão correndo para a livraria, pois você realmente tem o dom da palavra.

    Bacana que você gostou do livro, mas como não me sinto atraída por este estilo passo para as pessoas que gostam e, claro indicarei para amigos e amigas que gostam.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adriano, tudo bem?
    Uau, adorei essa ideia de dormir por anos! hahah Quer dizer, foge um pouco dos hábitos vampirescos que tenho li nos últimos tempos. Assim como você também estou saturada de livros do gênero, mas "Sangue" despertou minha curiosidade.
    Essas capas são lindas demaisss! *-*
    Sua resenha me deixou bastante curiosa, não apenas por esse vampito mais clássico, mas por todos os aspectos históricos apresentados na trama. Tenho certeza de que vou adorar o livro!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Dri...

    Eu amo vampiros e esse livro pela sua resenha me pareceu bem interessante e fiquei bem curiosa pela leitura.... essa capa é linda mesmo... esse contrate sobre o vermelho com metalizado ficou show e os marcadores??? Babando aqui... Eu gosto da história original do vampiros como seres sem coração e sedentos por sangue como os vampiro do meu querido André Vianco, porém gosto das inovações e de todos os estilos que vejo por ai... respeito a sua opinião de gosto.... afinal de conta cada leitor tem sua forma de ver e traduzir as história que lê não é mesmo???

    Xero!!!

    ResponderExcluir
  16. Oiiii
    Meu Deus, como não se apaixonar por essa capa??!! É simplesmente linda <3
    Adorei a premissa e seus comentários sobre a obra, fiquei louca para ler. Adoro todos os tipos de vampiros, mas como você disse, histórias de vampiros mais "moderninhos" estão começando a ficar bastante saturadas.
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Dri, lembro de você fazer alguns comentários durante a sua leitura, e bem sou apaixonada por vampiros e todo esse universo que os ronda, então é claro que fiquei com vontade de ler "Sangue".
    Gostei de Eloise pela sua descrição da personagem rsrs E fiquei curiosa para saber o mistério que ronda a transformação do Will.
    E realmente a capa é linda! E ganhar um Kit como o que você ganhou, deixa qualquer um feliz *-* rsrs

    Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Dri!!
    Como foi de Enem? Espero que excelente.
    Ai ai ai ai ai... suas resenhas positivas... já sabe o efeito né?
    Fiquei vidrada em cada componente de sua resenha, e estou desejando essa leitura. Assim como vc, eu estou num momento "fuga de sobrenatural". Sabe, cansei da mesmice. Eu prefiro sobrenaturais que me encham de curiosidade e de fascínio, e "Sangue" parece ter efeito. Esse trecho da sua resenha foi o ponto chave para me enlouquecer:
    "Sangue aborda um pouco da história de Will, em meados do século XIII, e toca no tema da caça as bruxas, a peste negra que assolou a Europa e laços de honra e realeza..."
    Status: querendo férias para adiantar minhas leituras, e poder me jogar de cabeça em "Sangue". haaha
    Beijos
    P.S. Os mimos são umas lindezas!!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu estou me mantendo longe de livros sobre vampiros, porque minhas últimas leituras não foram tão agradáveis, então estou focada em ler outras coisas. Esse livro que você apresentou, eu não conhecia e confesso que fiquei interessada, parece ser uma história de vampiro bem diferente das de agora, né? Embora eu adore os vampiros que usam anéis para se proteger do sol, achei bacana esse também oo/ Enfim, eu gostei da sua resenha, fiquei surpresa ao ver que no livro não tem um triangulo amoroso, quase sempre tem, né? kkkk

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...