[RESENHA]: Timestorm - Julie Cross

Olá, pessoal, 
Tudo bem? Espero que sim! 

Encerrar a leitura de uma trilogia que tanto amamos é sempre regado de um sentimento dúbio. Por um lado, temos a felicidade da conclusão de uma estória que teve o início, o meio e ganhou seu ponto final. E por outro lado, temos a dificuldade de se despedir daquela atmosfera e daqueles personagens que tanto nos afeiçoamos. Sim, hoje, estou órfão de uma trilogia que eu amei. A trilogia Tempest, escrita por Julie Cross e publicado pela Editora Jangada, parceira do blog. 

SKOOB - Editora Jangada
Timestorm é o terceiro volume da trilogia, que conta com os livros antecessores:
#1 - Tempest (Leia minha resenha, clicando aqui).
#2 - Vortex (Leia minha resenha, clicando aqui).

Eu não farei um resumão da obra e do enredo, uma vez que estamos falando do desfecho de uma trilogia. Tentarei não soltar grandes detalhes sobre o enredo para não prejudicar a experiência literária de ninguém, mas recomendo que se possível, leiam as resenhas dos volumes iniciais para terem noção do que estarei expondo para vocês nessa resenha!

O final do segundo volume é absurdamente impactante! A trama se finda abruptamente no momento que alcança o ápice e eu quase surtei com o teor das últimas revelações e fiquei confabulando com os meus neurônios como aquele fato seria solucionado e quais as implicações deles na definição do terceiro livro. Pois bem, Timestorm se inicia num ponto diferente do qual a obra anterior foi finalizada, mas isso não me deixou tão deslocado quanto na travessia entre o primeiro (Tempest) e o segundo volume (Vortex). 

Em suma, é interessante ressaltar que Timestorm se ambienta primeiramente, em meados do ano de 3200, que é futuro dos nossos protagonistas, uma vez que seu presente é o ano de 2009. Eles se encontram num ambiente distópico e utópico, no qual viajar no tempo se tornou algo normal devido a concretização dos experimentos de Thomas, um dos originais viajantes do tempo e fundador do Eyewall, a divisão da CIA que se focou em clonar e criar uma raça pura de seres capazes de realizar grandes saltos no tempo, alterando o curso do presente, passado e futuro. 

Alterar o tempo e mudar os acontecimentos do passado são ações que se refletem diretamente no presente e no futuro, por isso, esse projeto tem de ser combatido e evitado a todo custo, pela outra divisão da CIA, que é o Tempest, responsável por zelar da paz e por proteger a humanidade dos efeitos nocivos das viagens no tempo. Acima de tudo, temos mais um embate entre o bem e o mal, o Tempest versus o Eyewall. 

Enquanto habita o ano de 3200, Jackson se vê cercado das pessoas que ama e dos primeiros viajantes do tempo. No entanto, o ano de 3200 é para eles, uma espécie de prisão, da qual não podem saltar no tempo e assim, tentarem combater o Eyewall. O mais intrigante nisso tudo, é que conhecemos a origem dessas viagens e como as barreiras de presente, passado e futuro são derrubadas para criar uma trama que explora as barreiras temporais. E isso prova o conforto dela em escrever sobre o assunto sem se perder ou nos confundir. 

O modo como os acontecimentos de Tempest e de Vortex se estreitam e se correlacionam com as novas revelações de Timestorm torna a obra um quebra-cabeça engenhoso e intrigante. Fatos que por vezes eu não compreendi ou julguei desnecessários se mostram importantes e permitem uma compreensão mais ampla e inteligente acerca do tema. Em várias partes, eu me peguei pensando: "cara, agora tudo faz sentido". 

Outro ponto distópico que me interessou muito, é a forma de organização da sociedade no ano de 3200, como as viagens do tempo são normais e como a ética médica se perdeu para dar lugar às ambições de cientistas que se portam como senhores da verdade e da razão, deuses da ciência. No entanto, para toda ação há uma reação e essas mudanças irresponsáveis se refletem no presente, ou seja, a partir do momento que viajar no tempo começou a ter reflexos negativos no passado, é sinal que chegou o momento de agir e transformar o mundo num local sem essas viagens. 

A partir da metade da trama, cargas de adrenalina foram liberadas no meu corpo e eu devorei o livro sem perceber. A escrita da autora e as doses de revelações e reviravoltas fazem o leitor se envolver cada vez mais e se surpreender com o rumo da narrativa. É preciso tomar fôlego para seguir em frente com tanta emoção e ação. Os sacrifícios que devem ser feitos para o bem da humanidade, apesar de enobrecedor são ações que entristecem o leitor e fazem com que você fique com o coração acelerado. Saliento: com o coração bem acelerado mesmo. Cuidado aos leitores que sofrem de problemas cardíacos.


A Julie Cross se consagrou nesse livro como uma excelente escritora e através desse desfecho genial, ela nos prova categoricamente, que conseguiu finalizar a trama com maestria e sucesso e que teceu todas as reviravoltas de modo eletrizante! 
Tempest nos apresenta uma trama inovadora e intrigante. 
Vortex nos traz ação e aventura.
Mas Timestorm traz uma gama de emoções e sentimentos que encantam e fascinam. 

Há emoção (muuuuuita emoção), adrenalina, romance, diversão, ironia, amizade, carisma, proteção, cuidado, racionalidade, coragem, sacrifício, perdas, despedidas e este livro se tornou um desfecho surpreendente e que me provou, mais uma vez, o porquê de eu ter amado tanto essa trilogia.

Eu adoro esta capa e sinto que ela é a mais bonita da trilogia. O projeto gráfico obedece o segundo volume, mas sinto que Tempest destoa das demais e espero que tenha uma nova capa nas novas edições ou uma jacket! Não encontrei erros gramaticais e a Editora Jangada sempre se supera no apreço com os detalhes de seus livros que conferem maior beleza às obras. 

A leitura é super recomendada para quem gosta de viagens no tempo, aventura, histórias surpreendentes e eletrizantes e que estejam dispostos a mergulhar e derrubar as barreiras de presente, passado e futuro. Porém, não recomendo aos que possuem coração fraco porque tem muita adrenalina e pode fazer seu coração falhar. Estejam avisados. rs
AVALIAÇÃO GERAL:
Espero que tenham gostado. Não deixem de comentar falando o que acharam e se têm interesse em ler esta trilogia! 

16 comentários:

  1. OMG! Essa foi a primeira resenha do livro que eu encontrei! Obrigadíssima!!! Eu adorei sua resenha, e confesso que não aguento mais esperar! Amei tanto essa série, mas não acredito que já chegou ao fim. Jesus, tô tão desesperada para saber tudo o que acontece!!! Obrigada pela sua resenha maravilhosa! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dri, confesso que não li a resenha porque não quero spoiler.

    Pretendo ler essa série ainda, só por isso. Sou dessas, mas fui ler a resenha do primeiro (e to comentando aqui), fiquei curiosa demais para ler essa série, mas é um daqueles livros que vou passando outros na frente e me esqueço. Pela sua nota a trilogia valeu muito a pena!!!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. Olá.... Já tinha visto outras pessoas comentando sobre Tempest, a verdade é que nunca parei para prestar atenção a serie. O Legal de ler sua resenha, principalmente sabendo que a resenha é sobre o ultimo livro, é que dá para ver que valeu a pena a leitura da serie.

    Muito bom ver a sua empolgação e que o desfecho te agradou. Com certeza é um incentivo e procurar os livros para leitura. Ainda não li nenhuma distopia, então, essa é uma boa opção.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bem legal ler uma resenha empolgante como essa, ainda mais que eu nunca tinha ouvido falar dos livros. Vou procura ler sim. Todos e assim que terminar volto aqui e te conto. Isso é se meu coração não falhar ho, ho.

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li a trilogia, mas eu amei o fato de você ter conseguido falar do ultimo sem falar muito dos demais livros.
    Eu sei como você se sentiu ao terminar a série e fiquei hiper feliz em saber que a autora conseguiu se superar e tornar o livro melhor ainda...
    Gostei dos temas abordados e da paixão que você trouxe pela resenha. Não vou ler agora, porque estou com uns 20 livros para ler ainda, mas com certeza, vou ler!

    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não consigo gostar dessas capas, e isso meda um bloqueio danado!
    Parece que foi feita por um amador cada /= E as capas da jangada costumam ser tão lindas <3
    Mas a história parece MUITO boa! Adoro viagem no tempo, e pelo pouquinho que você falou dos livros anteriores, a autora abordou a temática de forma muito interessante. Acho que vou adquiri-los para o kindle, assim me livro das capas haahaha
    Ótima resenha ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Haaaa... Adriano, sempre sera assim quando gostamos tanto de uma historia, nos sentiremos tristes por tudo estar acabando e a historia ter o seu tão esperado fim. Entendo sua tristeza.
    Eu sou louca para ler esses livros já tem tempo, mas eu acabei largando ela de lado e dando prioridades a outras leituras. Contudo depois desta resenha, e de como tudo esta indo e seu sentimento sobre a obra me despertou novamente.
    Eu adoro distopias, mas esta tem aquele toque pois ele trata também ficção cientifica, pois eles viajam no tempo. E meu interesse é esse, de conhecer como é.
    Muito bom a editora caprichar na revisão e nas capas, pois elas são realmente muito lindas.
    Parabéns pela resenha!


    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  8. Oi Dri, tudo bem? Já disse que adoro suas resenhas, se não, eu adoro suas resenhas, e é bem legal ler uma resenha de um livro final de trilogia e não ter spoiler dos outros. Enfim, fico feliz que tenha sido um final digno para a trilogia e tenha causado todo esses sentimentos em você. Tenho bastante vontade de ler, pois esse tema de viagem no tempo me interessa bastante. E achei interessante essa "crítica social" que o livro trás, sobre os problemas que as viagens tem causado.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oi Dri, tudo bem???

    Fiquei bem surpresa ao ver essa resenha... e não lembrava que Tempest era um trilogia rsrsrsrs li o primeiro livro dessa série em PDF e já faz um tempinho e lembro que não gostei tanto assim... então fiquei com uma pulga atrás da orelha ao ler a sua resenha do livro final da série e confesso fiquei curiosa e coloquei na minha listinha para reler o primeiro livro e dessa vez físico e os demais... rsrsrsrs.... Bom espero gostar... mas devo ressaltar que as capas são lindissimas... e gostei da ação que você falou no livro... Xero!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?!

    Pela sua resenha, parece que vale a pena a leitura de série distópica. Gosto do tema viagem no tempo. E, claro, a questão dos avanços da ciência também são sempre muito legal. Se eu não tivesse já tantos livros na minha lista de leitura... mas quem sabe não sobre um tempinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Adriano!

    Minha amiga está lendo essa série e disse que é fantástica. Sua resenha também afirma isso, então creio que realmente seja muito boa. Estou pensando em, no futuro, adquirir e ler... assim espero!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriano, tudo bem? Eu já ouvi falar desta trilogia, mas ainda não li. Gosto de livros com abordagem de viagens no tempo e com bastante aventura, então a trilogia Tempest está na minha lista de desejados. Ainda bem que o desfecho foi sensacional, porque é tão ruim quando isso não acontece. Espero ler essa trilogia em breve.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  13. Ola Adriano essa trilogia já me conquistou só com suas resenhas que são impactantes ao relatar o livros e seus desfechos, suspense para o próximo, ou seja o livro prende mesmo o leitor, Agora que encerrou a trilogia vou começar a ler, me envolver nessa viagem do tempo, fiquei mega curiosa para saber como é essa organização que você elogiou ainda mais em uma distopia. Indo correr para ler. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Eu nao goste da capa hahaha Mas sua resenha me deixou beem curiosa! Uma distopia que aborda viagem no tempo? Muito massa! E outro ponto que me deixou curiosa, adoro quando os pontos sao tao bem ligados que até informações inuteis se tornam importantes! Em HP teve disso, e me deu aquela sensação de que eu deveria ler tudo de novo, so pra pegar aqueles detalhes e analisá-los melhor haha! Mas né, 7 livros, sem chance... Agra tres, eu posso dar uma oportunidade! =D

    ResponderExcluir
  15. Olá Adriano, as capas da trilogia não me agradaram, mas pelos seus comentários ela deve ser muito boa e cheia de ação, adrenalina, romance e drama <3 Se tiver chance pretendo lê-la.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Eu me sinto pessimamente mal quando uma série que quero muito ler chega ao final, porque aí me dou conta de que estou bem atrasada e ainda por cima terei que gastar de uma só vez. =/ Tempest é um livro que namoro há algum tempo, mas cadê promoção? Sempre caro. Já vi muitas críticas positivas, desde o primeiro livro, e agora com o encerramento da trilogia sei que vai valer a pena acompanhar toda a história. Na bienal ganhei alguns brindes de Tempest no encontro de blogueiros da Jangada, mas até hoje não tenho o principal: o livro. Quanto à capa, eu curti a última. Destoa um pouco na cor, mas me prepara o coração pra ser um clima tenso, pra ter fortes emoções.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...