Lindxs,
Como estão?!
SKOOB - Editora Única |
Recentemente concluí a leitura de mais uma trilogia distópica envolvente e que deixará muitas saudades. O encerramento de uma série é sempre carregado de um sentimento dúbio de alívio e solidão. Em A Formatura, desfecho da trilogia O Teste, escrita por Joelle Charbonneau e publicado pela Editora Única, as personagens mostram-se feridas, dispostas a tudo por aquilo que defendem e acreditam. Sem dúvidas, uma obra que finaliza com êxito uma trama inesquecível.
Não farei um resumo sobre os livros anteriores, todavia vocês podem encontrar as resenhas deles clicando: O Teste (leia aqui) e Estudo Independente (leia aqui).
Malencia Vale tinha o sonho de ajudar a Comunidade Unida a se reerguer após a destruição causada por guerras do passado e para isso, foi selecionada pelos organizadores do Teste para ter a honra de lutar por um motivo tão nobre: ajudar na reconstrução de seu país através de seu estudo.
Ingênua e motivada, Cia foi conhecendo as engrenagens deste sistema e percebendo que nem tudo era saudável como se esperava.
Gradualmente, nota-se características adversas deste sistema ora rico em esperanças e ora rico em falhas. Em quem confiar? Quem ter como aliado? Em meio a tantas incertezas, Cia e seus amigos têm mais perguntas do que respostas e numa iminência de guerra civil e revoltas populares torna-se evidente a necessidade de uma reformulação política e educacional para a aplicação do Teste.
De um lado, pessoas importantes e defensores dos atuais meandros que rodeiam as aplicações de testes para os graduandos e de outro lado, pessoas exigindo mudanças. Grupos opostos; ideias contraditórias e um contexto político efervescente e febril. Neste volume, a Cia assume um protagonismo ainda maior. Ela é aquela que poderá mudar o curso da história de seu país ou assistir tudo continuar estagnado. Atuar ou se omitir? Lutar ou se calar?
O enredo de A Formatura é muito envolvente e repleto de adrenalina. O conselho de que Cia não pode confiar em ninguém continua imperando e a moça lembra-se a apega-se ao que seu pai lhe disse ainda no primeiro volume. Outra característica marcante deste livro é a representação da maturidade adquirida pelos personagens; de bobinhos e esperançosos a deprimidos e desesperançosos diante de tantos percalços. Mas ainda assim, decididos e responsáveis sobre sua importância quanto ao seu papel enquanto estudante.
Todas as respostas necessárias para se entender o contexto desta distopia e suas implicações são disponibilizadas ao leitor. Todas as pontas soltas conseguiram ser amarradas ao texto e o desfecho de cada personagem se tornou bastante crível. Os rumos da Comunidade Unida após o "furacão Malencia Vale" ficaram subentendidos, permitindo que cada leitor o compreendesse conforme preenchesse as lacunas em aberto.
Esta é uma trilogia muito especial para mim e que me proporcionou uma viagem literária espetacular. Livros que eu, simplesmente, devorei. Tramas conectadas e ricas em reviravoltas capazes de não desviar a atenção do leitor. A Joelle Charbonneau construiu sua história com bastante embasamento e criatividade; levando-me a ser um fã de seu trabalho. Sem esquecer que a autora usou e abusou do protagonismo e coragem femininos na representatividade de suas personagens: mulheres inteligentes, fortes, sagazes e espertas compõem o cenário de suas obras.
Surpreendente - Intenso - Efervescente - Incrível - Ágil.
A diagramação deste volume obedece o projeto gráfico de toda a trilogia. Os tons de cores combinam e dão uma ideia do clima tórrido que encontraremos neste volume. O símbolo da capa possui um significado para o movimento liderado por Cia e seus aliados. Não encontrei erros gramaticais incômodos e infelizmente, este volume não veio com marcador incluso (triste)...
E aí, pessoal, o que acharam?! Espero que tenham gostado e não deixem de comentar :)
AVALIAÇÃO GERAL:
Oi Adri
ResponderExcluirO livro parece ser bem maduro para conter tantas críticas sociais e todo esse viés político que você mencionou. Gosto de livros assim que traz críticas e incomoda o leitor.
Sua resenha me deixou alvoroçada para saber em quais problemas a Cia vai se meter para tentar ajudar seu país.
Linda resenha
Beijinhos
Oi Adri
ResponderExcluirO livro parece ser bem maduro para conter tantas críticas sociais e todo esse viés político que você mencionou. Gosto de livros assim que traz críticas e incomoda o leitor.
Sua resenha me deixou alvoroçada para saber em quais problemas a Cia vai se meter para tentar ajudar seu país.
Linda resenha
Beijinhos