[RESENHA]: O Irmão Alemão - Chico Buarque

Olá, lindxs, 
Tudo bem?! Espero que sim! 

Se tem uma personalidade da mídia que eu amo loucamente e morro de vontade de conhecer, esta pessoa é Chico Buarque. Eu tenho uma afeição imensa por ele e adoro suas músicas há um bom tempo. No entanto, apenas nos últimos meses, tive a oportunidade de ler seus livros. E se já me deleitava com uma face musicista e compositora de meu ídolo, eis que agora minha admiração alcança seu lado escritor.

SKOOB
Nesse último livro publicado, Chico (já tenho intimidade para deixar de lado o sobrenome) nos apresenta com uma trama refinada e rebuscada acerca da trajetória de um protagonista em busca de respostas aos segredos de sua família, no tocante a existência de um irmão bastardo nascido na Alemanha. A existência desse irmão é verídica e Sérgio Buarque de Holanda, de fato, teve um filho antes do casamento enquanto residia na Alemanha.

A partir de um fato real e que concerne à vida dos Buarque, Chico tece uma trama fictícia que transcende as barreiras entre o real e o imaginário; ficção e realidade de mãos dadas para contar uma história capaz de cativar o leitor. Em certos momentos, este se vê perdido no emaranhado de detalhes e informações sobre a existência desse irmão alemão e torna-se impossível distinguir a convergência entre a história familiar e a literatura. Todavia, saliento mais uma vez que apesar de partir de um fato real, a trama se desenvolve no campo da ficção. 

Francisco de Hollander, ou apenas Ciccio, é filho de uma família tradicional paulista em meados do século XX. Seu pai, Sergio de Hollander, um amante inenarrável dos livros, é possuidor de um dos maiores acervos privados da cidade. Certo dia, Ciccio toma conhecimento, por acaso, da existência de um filho bastardo, chamado de Sergio Ernst, nascido e criado na Alemanha, fruto de um flerte passageiro de seu pai com uma moça da região, quando este ainda era solteiro.

Apesar disso, o assunto nunca foi segredo assim como nunca foi discutido em sua família e devido a sua relação fria e distante com seu pai, Ciccio não encontrava meios de fazer o assunto ser discutido. Por conta disso, decide por conta própria, averiguar e procurar por pistas que remetessem a essa descoberta na vã tentativa de saber mais sobre esse irmão. Nesse ínterim, passa a coletar pequenas pistas e documentos que comprovem a existência desse irmão e seu paradeiro. 

Nessa incessante busca por informações, anos se passam e o Ciccio nunca desiste dessa jornada. Torna-se uma obsessão saber o que houve com seu irmão alemão e o narrador divaga sobre como foi sua vida sem a presença do Sergio Ernst e como poderia ter sido. São ilusões rápidas como o pensamento; hipóteses, delírios e divagações que mal se formam e já se desintegram. O limiar entre o que foi e o que poderia ter sido é bastante explorado pelo autor. 

A obra possui um contexto histórico muito efervescente. Ambientado num período marcante da história mundial, Chico Buarque correlaciona os acontecimentos ficcionais com o período entre guerras, o horror do holocausto e a ditadura militar brasileira. Além disso, todas as transformações sociais evidenciadas com a proximidade do século XIX fazem-se presentes. Com uma atmosfera biográfica, O Irmão Alemão se assemelha a um romance histórico embasado, coerente e intrigante. 
Chico Buarque é mestre em lidar com as palavras, seja em suas canções ou em seus escritos. Sua voz narrativa é forte, culta e serena. Com diálogos esporádicos, ele abusa do tom confessional e se aproxima do leitor através de seus relatos. Em alguns momentos mostra-se crítico e sagaz, em outros mostra-se maroto e irônico. Um dos maiores autores e ícones da literatura nacional contemporânea. 

A Companhia das Letras caprichou na edição de O Irmão Alemão. Alguns documentos reais encontram-se anexos a trama e conferem uma beleza e autenticidade aos relatos do Ciccio. As traduções desses trechos em alemão, permitem que o leitor não perca nenhuma informação do livro. Não encontrei nenhum errinho gramatical e apesar da simplicidade, esta capa é lindíssima! 

Eu recomendo a leitura a todos que se permitem deleitar com a leitura de um livro culturalmente clássico. Um livro que apesar de contemporâneo, possui todas as características elogiadas dos grandes marcos de nossa literatura nacional. Um livro histórico, ficcional e que foge aos atuais clichês! Chico Buarque se reinventa com O Irmão Alemão.
AVALIAÇÃO GERAL:

O que acharam desta obra?
Não deixem de comentar! 

2 comentários:

  1. Oi, Adriano!
    Gosto muito das músicas do Chico (rs), mas nunca li um livro dele.
    Bacana a ideia de ter um fato real como "ponto de partida" para algo fictício. Ele parece ter feito mais um ótimo trabalho, assim como a editora. É muito gostoso ter edições enriquecidas com documentos anexados.

    "Por favor
    Deixe em paz meu coração
    Que ele é um pote até aqui de mágoa
    E qualquer desatenção, faça não
    Pode ser a gota dágua"

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adri
    Minha música preferida do Chico Buarque é João e Maria. Aprendi amá-lo com minha avó e não sabia desse talento dele para a escrita. Não gosto muito desta capa; visualmente não é bonita mas achei muito curioso o fato de se relacionar um fato real com o imaginário da literatura e a busca incessante por este vácuo deixado pelo irmão alemão. Aplausos para ele que soube lidar com maestria.
    Quero muito ler. Vou comprar

    Bela resenha
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...