Olá, pessoal,
Como estão? Espero que bem!
SKOOB - Grupo Editorial Record |
Para quem não se lembra, o Grupo Editorial Record publicou a trilogia essencial do autor Patrick Modiano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2014. Entre seus livros, o blog já resenhou Remissão da Pena (leia aqui) e Flores da Ruína (leia aqui); Para finalizar esta trilogia temos a obra: Primavera de Cão, sem dúvidas, o mais enigmáticos deles, em minha humilde opinião.
Nesta obra, o autor francês extrapola, mais uma vez, o limiar das lembranças e memórias e as inquietações geradas por elas. Com o uso de metáforas, escolha acertada de vocábulos e raridade de diálogos, Modiano insere-se num terreno etéreo na tentativa de representar a ausência; pequenos fragmentos, nomes, identidades, números de telefones e fotografias são responsáveis por contar a história de uma outra vida.
Estes fragmentos despertam o interesse do narrador quando numa primavera ele encontra a biografia de um fotógrafo conhecido como Francis Jensen. Em seus relatos, o autor consegue transpor suas próprias memórias para as suas personagens e com esta aproximação liga-se diretamente àquilo que compõe. Desta forma, um terreno embora fictício ganha nuances de realidade e saudade.
Francis Jensen é um personagem perturbador e inquietante, bem como a mente do Patrick Modiano, por isso, a relação entre eles nos permite conhecer um pouco tanto de um quanto de outro. E nota-se a importância de escrever sobre isso com singeleza e astúcia, valorizando a narrativa em detrimento do conteúdo. Por mais simplória que este enredo possa parecer, é na necessidade de contar esta estória que reside uma trama incrível.
E claro, para tornar toda essa viagem um pouco mais saborosa, o autor nos leva a um passeio por Paris, com suas conhecidas descrições e lembranças dos locais nos quais visitou. Um livro curtinho, de leitura rápida, mas capaz de gerar inquietações e reflexões para alicerçar o nosso futuro, embasado no presente e no passado. Sem dúvidas, um dos autores que aprendi gostar e admirar.
A resenha ficou curtinha porque este livro é bem compacto em suas poucas mais de 100 páginas. Todavia, espero que tenham gostado da resenha e não deixem de conhecer o trabalho deste autor talentoso e premiado por seus escritos.
AVALIAÇÃO GERAL:
Querido,
ResponderExcluirGosto muito quando voce fala sobre uma historia baseada em memorias inquietantes sobre um personagem e fico instigada a dar uma chance a este livro sabendo que o autor ja ganhou ate o Nobel de Literatura, mas achei o enredo bem fraquinho. Voce disse que a força estar na narração e não no que esta sendo narrado, mais vou dispensar a leitura deste.
Ótima resenha, como sempre,
Beijinhos