[RESENHA]: As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones

Olá, pessoal,
Tudo bem?! Espero que sim! 

Eu sempre falo para quem me acompanha ou nos blogs que visito, que o gênero New Adult não é um dos meus favoritos e eu nem me interesso pela grande maioria dos títulos desse gênero que vejo por aí. No entanto, As Batidas Perdidas do Coração foi um lançamento que me deixou extremamente curioso e interessado na leitura! O livro escrito pela Bianca Briones e publicado pela Editora Verus foi uma feliz surpresa e uma leitura maravilhosa.

SKOOB - Grupo Editorial Verus
O principal motivo que despertou meu interesse, foi a menção à perdas, luto e como duas pessoas quebradas e destruídas, poderiam se apoiar na tentativa de cicatrizar suas dores. Essa proposta da autora foi trabalhada com exímia maestria e é impossível se manter alheio a narrativa. É uma leitura de entrega, no qual o leitor vivencia todas aquelas emoções, sorri e se desespera com os personagens e pelo modo como a vida os agride. 

As Batidas Perdidas do Coração acompanha o Rafael e a Viviane. Duas pessoas de mundos completamente distintos, mas que se assemelham na dor. Ambos perderam pessoas que amavam e ambos sofrem com isso, por isso, um sabe como confortar o outro e sabe também, que frases motivacionais não nos privam da dor. Vivi perdeu o pai por meio de um agressivo câncer. Rafa já havia perdido o pai alguns anos atrás, através de um assalto, mas no tempo presente da narrativa, perdeu os tios, um primo e sua irmã num acidente causado por um playboy mimado que certamente sairá impune e não pagará por seus atos. 

Desse modo, percebe-se que a dor do Rafa é ainda maior que a dor da Vivi, porque além da desolação de se perder quem ama, ele possui a revolta e a indignação de quem não se conforma com um sistema corrupto no qual, os culpados não pagarão por seus crimes uma vez que são filhos de pessoas influentes e possuem dinheiro. Essa ânsia de ver a justiça ser feita também consome o Rafa, mas infelizmente vivemos no Brasil e as leis quase nunca são cumpridas. Este é o momento que a arte imita a vida. 

Como disse anteriormente, Rafa e Vivi pertencem a mundos diferentes. A única coisa que os conecta é o luto, mas apesar dessa diferença de classe social, nada consegue separar duas pessoas que só encontram conforto uma na outra. Duas pessoas que têm suas feridas cicatrizadas quando uma ajuda a outra. Essa atração e florescimento do amor, foi trabalhado com delicadeza e envolvência pela autora e em momento algum, temos o abandono do que os uniu: a perda dos entes queridos. Constantemente, eles retomam e relembram da importância dessas pessoas. Juntos, eles também tentarão vencer barreiras sociais para viverem esta paixão.
"É um conforto mútuo, já que ambos mentimos sobre estar bem. Estamos feridos e a saudade de quem se foi bate forte." (p. 243)
A relação deles é uma tentativa de cura através do amor, através da beleza de se perder algumas batidas do coração. E quando eu menciono essa cura, falo principalmente do Rafa, que após ter seu mundo destruído tantas vezes se envolveu com aquilo que poderia lhe fornecer um conforto momentâneo. Rafa é aquele personagem que foge quando não suporta mais a dor. A Vivi surge e desnuda a alma do bad-boy, por isso ela protagoniza o que poderia ser considerado a salvação e a redenção dele.  Entretanto, é possível salvar quem não quer ser salvo? 

Vocês já devem ter ouvido aquele versículo do salmo 126 que diz: "depois da tempestade, vem a bonança". Acredito que a Bianca Briones desconhece essa afirmação ou a modificou para: "depois da tempestade, vem uma tempestade pior ainda." A leitura é permeada por muita emoção e perdas, por isso, o leitor anseia por momentos felizes e de tranquilidade, mas fui ingênuo ao acreditar que seria tão fácil. Quando você pensa que personagens feridos não podem ser mais destruídos, eis que a autora destrói e chega o ápice do livro. 
"Você zerou a minha vida. Sou uma folha em branco. Não uma folha nova e sem passado, porque seria impossível. Sou uma folha amassada, pisada e provavelmente rasgada em alguns pedaços, mas acho que ainda dá para tentar escrever uma história nova." (p. 297)
A dor se torna a única coisa a sentir e a busca pelo alívio causa um terremoto na narrativa. Não vou tomar partido do personagem e defendê-lo, mas depois de tudo que ele passou é como se suas ações pudessem ser justificadas. Sem dúvidas este é um livro que envolve demais o leitor e este absorve um pouco de todas as feridas dos protagonistas. No entanto, como minha amiga Taty (sua linda), do blog A Culpa é dos Leitores falou comigo, para realizar a leitura deste livro é necessário desprender-se de certos preconceitos e manter sua mente aberta, sem julgamentos e sem falsos moralismos.

O livro é uma completa relação entre luto, amor, superação e música! A música faz-se presente sempre, seja nos diálogos entre os protagonistas, seja em canções cantadas por eles e até mesmo, no início de cada capítulo. Os trechos escolhidos já nos preparam para o que encontraremos nos capítulos e algumas letras são tão poéticas que me fizeram correr para ouvir a música. 

A escrita da Bianca Briones é muito fluida e você lê umas 200 páginas sem perceber que a leitura progrediu tão rapidamente. Além disso, ela escreve permeando a narrativa de sensibilidade, criando muitas quotes belíssimas e abusando das metáforas. Há a presença de cenas tão intensas e dramáticas, mas que ela tratou com delicadeza criando um ambiente confortável para o leitor. Devo ressaltar uma característica interessante e que se tornou evidente neste livro. A narração oscila entre a Vivi e o Rafa, ou seja, os capítulos intercalam-se e a identidade da voz narrativa se torna muito definida, tornando-se possível inferir que há duas vozes escritas apenas por uma escritora.

Por fim, devo salientar que a história é extremamente palpável e não foge da realidade em momento algum. Por isso, me flagrei pensando: "este livro não é baseado em fatos reais, mas poderia ter sido". (GUTEMBERG, Adriano. 2014). 
As Batidas Perdidas do Coração é um livro intenso, apaixonante, viciante e que mergulha o leitor num oceano de emoções. Eu me diverti, me indignei, sofri, sorri, chorei, gargalhei, me encantei, torci pelo casal, briguei com os protagonistas, me irritei mais uma vez, me flagrei com um sorriso bobo. São muitas emoções e que tornam este livro, uma obra-prima da literatura nacional contemporânea.

Falar da diagramação e projeto gráfico do Grupo Editorial Record e da Editora Verus é uma redundância. Falar da Record já remonta à qualidade. Este livro é um daqueles tão bem feitos que a gente folheia e fica admirando o apreço da editora na confecção da obra. Não encontrei nenhum errinho gramatical e as músicas internacionais possuem tradução. Enfim, lindo, lindo, lindo <3
Intenso - Emocionante - Dramático - Verdadeiro - Sensível
A leitura é recomendada para todos aqueles que gostem de new adult e para todos os leitores de romance. Peço mais uma vez, que leiam com a mente aberta e se permitam refletir acerca das escolhas dos personagens sem julgá-los!  
AVALIAÇÃO GERAL:

E aí, lindxs, o que acharam da resenha? Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar comigo o que acharam, ok? 
Por fim, devo desejar uma excelente noite de natal e que a ceia em família seja um momento inesquecível sem se esquecer do motivo da comemoração: que o menino Jesus renasça em nossos corações! 

30 comentários:

  1. Oi Adriano, tudo bem?

    Eu já li As Batidas Perdidas do Coração é não apreciei tanto a leitura. Acho que você até leu minha resenha, eu fiquei muito confusa e não me conectei. A dor dele é horrível, eu passei por isso recentemente. É um livro que quero reler para tentar me conecta. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adriano. Tudo bem?
    Assim como você, NA também não é meu estilo de livro favorito. Mas ao ver um livro que trata de dores, perdas e que parecem ter personagens tão bem construídos, é impossível não ter um pouquinho de interesse, né?
    E, claro, o fato de ter música me deixa muito mais animado. *O*

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu quero comprar. Tá no carrinho já :p O mundo dos personagens parecem cheios de problemas, e também com músicas, uma mistura que gosto muito. Agora que vi tua resenha, e também a imagem com os sentimentos do livro, eu com certeza quero ler. Obrigada, tirou minhas dúvidas, já estava querendo a um tempo, mas quase não vi resenhas dele.
    Abraços Adriano,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei a sua resenha. Recentemente ganhei esse livro e não estava muito animada para começar a leitura, mesmo gostando do gênero. Acho que não estava dando o crédito necessário e pelo jeito o livro não é apenas aquele romance bobo que tem em alguns titulos e sim nos trás algum tipo de ensinamento.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  5. Dri.... meu lindo... sua resenha foi perfeita... e me fez querer mais ainda esse livro.... desde o lançamento quero comprar e por algum motivo não dá certo.... agora estou pobre... e só poderei comprar livros não sei quando kkkkkk vou ver se o dinheiro que eu receber de férias e se sobrar algo porque pagarei contas em duplicidade se sobrar eu compro ele.... rsrsrs... Mas falando da resenha me senti completamente inspirada pelo enredo desse livro e te confesso que depois que li Proibido a minha mente está aberta para qualquer possibilidade de leitura viu.... Adorei... você com as palavras certas e prontas para nos preencher e querer a leitura do livro.... Xero lindo.... <3

    ResponderExcluir
  6. Oiee Moço =)
    Primeiro de tudo, minha desatualização é tanta que estou vendo o livro pela primeira vez aqui, segundo gostei muito dessa capa e terceiro, por tua opinião esse é um livro que preciso ler e rápido, não sei se as tuas palavras foram bem colocadas ou se o livro é tudo isso, mas gostei muito mesmo.
    Feliz 2015 e Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar do livro e a capa realmente me atraiu!! Ao ler sua resenha, me interessei bastante pela história e tenho certeza de que será um leitura agradável!!
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Adriano, foi muito bem escrita mesmo. Já tinha muita vontade de ler esse livro, agora tenho mais ainda. Sinto que será um livro que eu vou favoritar.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Adriano!

    Eu não tinha me interessado muito por esse livro. Nem pelo título e nem pela capa na verdade, haha. O gênero New Adult também não me atrai, mas o fato desse livro ter conseguido te surpreender pode me fazer dar uma chance a ele.
    Não vou prometer que lerei, mas saio do seu blog com essa possibilidade mais próxima.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oie Adriano!!
    Eu não me senti interessado por esse livro acho que essa é a terceira resenha que leio e só me faz ter mais certeza que eu não vá ler esse livro, não achei interessante a premissa dele, fora que tem romance cheio de clichê, o que eu ando fugindo!! hahaha

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  11. Oooi.

    Eu queria esse livro desde quando vi a capa, achei muito interessante, mas fui vendo algumas resenhas negativas e fui me decepcionando... Gostei muito do seu ponto de vista do livro porque me deu uma esperança de que ele é bom sim... Gosto muito das suas resenhas, são sinceras e transmite uma credibilidade e confiança incrivel!

    Ótimo final de ano!
    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com


    ResponderExcluir
  12. Olá, Adriano!

    Embora muitos classifiquem esse livro positivamente, não consigo ter empatia por ele. Fico feliz que tenha gostado da obra, mas passo essa leitura!

    Até breve,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu não conhecia o livro ainda e , mesmo não curtindo muito o gênero, fiquei bastante curiosa para lê-lo.
    Adorei sua resenha e já coloquei ele na minha lista de leituras de 2015.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dri <3 <3

    Fiquei bem encantada com esse livro, a sinopse, a capa, as resenhas que li. Confesso que não vou muito pelos gêneros, mas sei que estou começando a gostar desse. Adorei sua resenha! Vamos ver ser consigo ler em 2015 HUAHAUAU

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriano, tudo bem?
    Eu sei, eu sei, eu sei....... Eu também irei sofrer e me apaixonar por esse livro. A Taty tem um gosto muito parecido com o meu, quando eu li a resenha dela, eu fui imediatamente comrpar o livro e já estou com ele aqui, infelizmente não tive tempo de ler. E depois da sua resenha, olha como sempre arrasou, no texto e com o meu pobre coração, risos, eu lembrei porque quero tanto ler. Adoro sua escrita!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu ouvi muitos comentários sobre esse livro, mas confesso que ele nunca me chamou a atenção, acho que foi porque eu não sabia realmente do que ele falava. Lendo a sua resenha imaginei uma história muito bonita e emocionante, o luto unir os dois personagens é algo triste e bonito ao mesmo tempo, porque eles estão sofrendo, mas estão tentando ajudar um ao outro. Enfim, eu adorei a resenha, mas infelizmente acredito que não lerei esse livro tão já.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse tipo de leitura que nos faz vivenciar todas as emoções dos personagens, que nos faz sorrir e nos desesperar com eles. É mesmo muito legal o tema, não tinha vontade de ler até começarem as resenhas, agora a leitura até que me atrai, mas no momento a fila tá muito gigante pra pensar em comprar algo novo. Achei ótimo saber que as cenas intensas e dramáticas foram tratadas com delicadeza pela autora e que a história é palpável. Ri aqui da sua citação de você mesmo! hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Adriano,

    Para variar amei a sua resenha e este livro já está na minha lista de futuras aquisições faz alguns meses. Ele tem ingredientes que gosto muito romance, drama, acho que é picante na medida certa (gosto),além do fato de você afirmar que ele é viciante, apaixonante e me fará mergulhar em um oceano de emoções, adoooro!

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Este livro tem sido uma constância nas resenhas que tenho acompanhado. Todo mundo elogiando e muito. Quero ter oportunidade de conferir.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriano,

    que bom saber que você curtiu o livro. Eu ganhei de amigo oculto com as minhas amigas da faculdade. Espero curtir o livro tanto quanto você. Mas a leitura ainda não tem data para ser iniciada =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Só tem uma coisa que se assemelha bastante com essa experiência que você teve ao ler esse livro: Uma montanha-russa. Acho um máximo quando os autores contextualizam suas tramas na realidade. Faz com que as personagens se aproximem cada vez mais de nós, pobres leitores mortais. E outro ponto positivo é que a autora é nacional, ou seja, orgulho dobrado.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Oi Dri, tudo bem? Que resenha maravilhosa, e sério, eu quero muito ler esse livro. Não costumo ler muito New Adult, mas esse definitivamente me interessou desde que eu vi uma vez no canal do Psychobooks, e na época não tinha sido nem publicado ainda.

    Enfim, gosto dessas histórias tão verdadeiras que poderiam ter sido baseadas em fatos reais. Gosto da forma como as personagens se apoiam e se confortam um no outro para lidar com a dor e e a forma como aprendem a superá-la. Não tem como julgar as personagens, depois de tudo o que eles passaram, principalmente no caso do Rafa, que além de perder toda a família, sabe que o sistema falho vai deixar quem cometeu o crime impune. E tem mais uma coisa, a música.. adoro como ela é capaz de expressar tão bem qualquer coisa... livros com músicas são maravilhosos.

    Enfim, mais uma resenha sua que me deixa com vontade de sair agora de casa e ir comprar o livro. E nossa, é maravilhoso ver como temos autores tão maravilhosos.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  23. Ao contrário de você, adoro New Adults, por isso me interessei logo por esse. Essa temática da dor me interessa, porque, como vc mesmo disse, é real, crível, possível. Eu sabia que tinha uma parte pesada de sofrimento, mas não imaginava que a autora tivesse sido tão má pra jogar uma coisa sobre a outra e piorar a vida dos protagonistas. Fiquei curiosa pra saber quais foram as atitudes "justificáveis". Espero poder ler em breve.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, sou fã de New Adults e desde que vi esse livro na pagina do face da editora estou morrendo de vontade de lê-lo, parece ser a junção certa de romance,drama e musica <3 Estou bem curiosa para saber quais são as escolhas dos protagonista que não podemos jugar, além claro de saber todo o desenrolar da historia.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    Que bom que você gostou do livro, também estou super curiosa e interessada nesse livro.
    Essa história parece ser bastante instigante e envolvente. Capaz de fisgar o leitor e pedir quero mais.

    ResponderExcluir
  26. Esse livro me lembrou "Entre o agora e o nunca", no qual os personagens também se conectam por meio da dor. Estou lendo o segundo e achando um saco, o que me leva a crer que livros desse tipo necessitam do tempo certo para realizar a leitura haha Gostei da sinopse de "As batidas perdidas do coração" e, pelo o que você falou, parece ser realmente muito bom, mas vou deixar para mais tarde, para outro clima!

    ResponderExcluir
  27. Eu não sou muito fã de New Adult, mas acho que leria As Batidas perdidas do coração pelo simples fato dos personagens se conectarem por meio da dor. Acho que isso torna tudo mais intenso e agora estou super curiosidade de entrar no mundo da Rafael e Viviane.

    ResponderExcluir
  28. Amei a leitura. Fiquei presa e claro, perdi umas mil batidas do meu coração. Culpa de tudo isso? Da Taty!! rsrs
    Sua resenha ficou sensacional, como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oiii
    Ganhei esse livro de presente, e nem sabia da história direito e muito menos li sinopse, gosto de não ler a sinopses dos livros, mas fiquei com vontade de ler depois da sua resenha, espero gostar tanto quanto você, e espero poder encaixar a leitura para o mais breve possível.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...