[RESENHA]: Extraordinário - R. J. Palacio

Olá leitores, como vocês estão?

Hoje vou resenhar para vocês, “Extraordinário” escrito por R. J. Palacio; um livro de origem norte-americana com título original “Wonder” e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Meu primeiro contato com a obra veio através da “lista dos mais vendidos” das diversas lojas online (Saraiva, Submarino, Americanas), visto que esse livro sempre figura na lista dos mais queridos pelos ledores. Assim sendo, passei a assistir uma série de vídeos em alguns vlogs que acompanho e percebi que todos os vlogueiros nutriam uma forte paixão pela obra. Logo após a compra iniciei a leitura e as 318 páginas desta história original e cativante fizeram com que eu lesse a obra em dois dias.

“Extraordinário” narra a história de August (Auggie) Pullman pela ótica do próprio garoto de dez anos de idade e pela visão dos outros a sua volta (Via - irmã, Summer - amiga, Jack - amigo, Justin - namorado da Via, Miranda - amiga de Via) o que permite ter um entendimento plural e diversificado sobre a vida de Auggie e daqueles que convivem com ele e consequentemente partilham de seus desafios diários.

August seria mais um garoto normal, se não fosse por uma Síndrome raríssima que afeta todo o seu rosto fazendo-o parecer peculiarmente “diferente” da maioria das crianças; e, por conta desse fato, Auggie não frequentava a escola comum e vive normalmente com sua família e poucos amigos.

O afã da narrativa se inicia quando a mãe do garoto decide matriculá-lo numa escola comum. Ideia que, a princípio, contraria a todos da família, sobretudo August que, categoricamente, recusa o pedido da mãe de frequentar a escola. No entanto, com um pouco de jeito a mãe consegue convencê-lo a conhecer o simpático diretor da escola, o senhor Buzanfa (isso mesmo Buzanfa). Dessa maneira, ao chegar na escola o sr. Buzanfa preparara uma “recepção” com alguns alunos que seriam colegas de Auggie, que por sua vez apresentam a escola para o garoto.

Após a visita, Auggie decide frequentar a escola nova, apesar de estar ciente de todos os obstáculos que podem vir na relação com as demais crianças, pois todos olham apenas para o exterior e, a aparência de August não se mostra favorável para fazer amigos. Dessa forma, logo após o início das aulas, esse verdadeiro herói percebe quão grandes serão os desafios que encontrará pela frente.

Repleto de emoções e acontecimentos inusitados o livro expõe como August defende a bandeira da gentileza e mostra, de forma majestática, como o interior das pessoas pode ser extraordinário e como todos podem ser aplaudidos de pé, uma vez na vida, por simplesmente vencerem o mundo.

Por fim, percebe-se que “Extraordinário”, em princípio, pode parecer uma história até mesmo infantil, mas não deixe-se enganar por isso, pois, a cada página, o livro se revela uma obra com grandeza e profundidade no que diz respeito a valores e princípios que norteiam (ou deveriam nortear) a vida de cada um. Assim sendo, a narrativa se finaliza como uma dessas obras que por indicação de amigos para outros amigos ganha a atenção de todos os públicos, de adultos, adolescentes a crianças, por seus ensinamentos valiosos acerca da gentileza e de como o ser humano pode ser extraordinário. Vale salientar que, após o sucesso do livro, a obra de R. J. Palacio ganhará uma adaptação para cinema através do trabalho dos diretores David Hoberman e Todd Lieberma, com roteiro de Jack Thorne. A data de estreia ainda não foi divulgada.

A edição da Editora Intrínseca manteve a capa idêntica à versão norte americana, no entanto a essa Editora lançou uma segunda edição com capa vermelha e branca (foto à esquerda) igualmente cativante aos olhos. No que tange o texto, as páginas feitas em pólen amarelo garantem uma excelente e confortável leitura, além das folhas coloridas com artes próprias da narrativa que ilustram cada parte do livro tornam a edição mais valiosa.

-Recomendo o livro a todos os públicos e a todos os tipos de leitores. Ao fim da leitura, a obra entrou, imediatamente, em minha lista dos favoritos.


AVALIAÇÃO GERAL: 





Beijos e um forte abraço a todos. Comentem o que acharam da resenha e se pretendem ler o livro de R. J. Palacio.
Desejo-lhes, também, um feliz Natal, espero que ganhem bastante livros de presente ;)
Atenciosamente, Jonh Alkamim.

14 comentários:

  1. Oi John, tudo bem? Não sabia que a capa original era a azul, mas a Intrínseca lançou primeiramente com a capa branca e vermelha que eu gosto muito mais. Mas enfim, adorei a sua resenha!! Acho esse livro maravilhoso, cheio de mensagens e reflexões a cada página. É impossível não se apaixonar pelo Auggie, e se encantar pela coragem dele. Gosto muito dos capítulos alternados, mostrando as diferentes visões de cada personagens. E sério, eu adoro os preceitos do sr. Browne e não vejo a hora de ler meu exemplar de "365 Dias Extraordinários". Acho que essa deveria ser uma leitura obrigatória para todos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Extraordinário está entre os meus livros favoritos, principalmente por causa da reflexão que ele gera. Através do Auggie aprendemos a não julgar os outros pela aparência e como devemos ser bons com todos.
    Adorei a sua resenha e concordo plenamente com você.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é um dos meus preferidos tbbbm, é muito bom!!!!


    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi muiito falar desse livro, sempre bastante recomendado, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, o que farei assim que possível..
    Ótima resenha!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser lindo mesmo. Uma pena eu não ter lido ainda. É como muitas lições de vida com a vida do August. Deve ter muitas quotes lindas no livro todo. A história parece mesmo infantil, mas independente de quem o leia, saberá o que se trata e de que é muito lindo, e emocionante.
    Abraços Jonh,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonh! Morro de vontade de ler esse livro. Além da mensagem bonita que ele parece passar, ele é o querido de todos os blogueiros que eu acompanho, sinal que é muito bom né ?!

    ResponderExcluir
  7. Hey Jonh!!
    Já ouvi falar muito bem desse livro, na verdade eu confundia ele com o Invisível do David Levithan e Andrea Cremer, mas não sei, acho que não leria, não gosto de livros que o personagem passe por esse tipo de dificuldades, por mais que no final de tudo certo!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  8. Olá, John!

    Também favoritei esse livro, não tem como não favoritar. É uma leitura simples, mas que aborda temas bem pesados, como o preconceito e o bullying. Necessito de mais livros da R.J. Palacio! *-*

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gente que lindo *-*
    eu tenho a primeira edição que, pra mim, é a mais linda de todas desse mundo.
    esse livro é a coisa mais fofa que eu já li na vida, é impossível não se apaixonar pelo August, sem falar que toda a história mexe muito com a gente.

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro há alguns meses e posso dizer que ele entrou para minha seleta listinha de preferidos. E não falo apenas na questão da história em si, mas falo da narrativa magistral da autora e, claro, a essa personagem maravilhosa que é o Auggie. Enfim, nem preciso falar que estou bem curioso pra ver essa adaptação. Tomara que os responsáveis façam um belíssimo trabalho, assim como o livro é.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Amo livros repletos de emoções e que demonstrem valores e princípios valiosos. Realmente todo mundo ama esse livro, comprei, mas ainda não consegui ler. Amei isso que você disse sobre o August defender a bandeira da gentileza e sobre o livro mostrar que todo mundo merece ser aplaudido de pé ao menos uma vez, simplesmente por vencer o mundo. Tomara que eu consiga ler em 2015.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    Li a metade do livro Extraordinario e simplesmente adorei, só parei de le-lo pois tinha outro que eu tanto queria le-lo acabei o deixaneo de lado. A leitura flui e não é cansativa e nem arrastada e sim leve e instigante.
    Esse é um livro bastante bacana e extraordinário.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jonh! Também li esse livro muito rápido e, apesar de não ter sido uma leitura sensacional, gostei muito da história. É o tipo de livro que encanta adultos e crianças pela simplicidade, pela genuinidade. A história é linda demais e traz diversas lições. Não tenho em casa, mas pretendo adquirir para que minha irmã, de 11 anos, também possa ler :) Acho indispensável. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ai, esse livro <3 só de lembrar dá vontade de chorar haha. O engraçado é que, como você disse, é uma história infantil, mas as lições/mensagens que esse livro passa são incríveis. É impossível não se emocionar com as histórias contadas e as dificuldades enfrentadas pelo Auggie

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...