[RESENHA]: A Garota Que Eu Quero - Markus Zusak

Olá leitores, como vocês estão?

Dessa vez venho resenhar para vocês “A Garota Que Eu Quero” escrito por Markus Zusak, o autor do best-seller “A Menina Que Roubava Livros”. A obra foi publicada no Brasil pela Editora Intrínseca e é precedida por críticas positivas em países como os Estados Unidos e a Austrália. Assim sendo, tive meu primeiro contato com esse livro numa livraria física e gostei bastante da fotografia da capa e a sinopse me fez comprar e ler compulsivamente a obra de Zusak.

O livro “A Garota Que Eu Quero” é narrado por Cameron Wolfe, um adolescente que se descreve como tímido ao extremo, introspectivo, perdedor e com baixa estima. Cameron vive com sua família constituída de dois irmãos, uma irmã e seus pais.

O protagonista tem maior contato com seu irmão Rube, um conquistador nato e irresistível para o sexo oposto; Cameron, por sua vez, nunca teve relações amorosas com garotas e expressa tal desejo através das metáforas poéticas que escreve e são expostas entre cada capítulo do livro. Mediante a leitura das poesias e dos capítulos seguintes do livro, percebe-se que Cameron possui uma certa “inveja” do seu irmão por ter tantas garotas a seu dispor e ele nunca ter tido a oportunidade de amar verdadeiramente alguém; o mais próximo que Cam entendia de relacionamentos era sua rotina de vigiar a frente da casa de uma garota por quem ele desenvolvera um amor deturpado.

O livro segue um ritmo letárgico até que Cameron passa a nutrir uma paixão por Octavia Ash, a atual e linda namorada de Rube, além de um forte desejo por mudança de vida. Sonhando com a paixão “proibida”, entre dias tediosos de trabalho com o pai e treinos de box com Rube, Cameron recebe a notícia que sempre se ouve de Rube e seus relacionamentos: “eu e minha namorada não estamos indo bem, acho que vamos terminar”. Com a afirmação de seu irmão, Cameron não entende como alguém pode querer terminar com uma garota tão bonita, peculiar e legal como Octavia (Cameron sempre reforça o fato de como ela é diferente das outras garotas).

A narrativa segue descrevendo, basicamente, a rotina dos Wolfe até que Rube, finalmente, termina com Octavia e dois acontecimentos seguintes transformam a narrativa completamente e, por fim, mostram como Cameron dentro de sua timidez, solidão e talento poético é um grande indivíduo com uma personalidade e psique admirável.

Finalmente, vê-se que Zusak escreve um livro satisfatório com uma narrativa que envolve moderadamente o leitor, tal fato pode ser explicado, pois a história faz parte de uma trilogia publicada pela Bertrand Brasil ("O Azarão" e "Bom de Briga) e o terceiro (“A Garota Que Eu Quero”) foi publicado, como se fosse apenas uma história isolada, pela Intrínseca; por isso pode ser que a obra sozinha possa atrair e entreter pouco o ledor. Dessa forma, devo confessar que esperava mais da narrativa, achei que ela foi pequena (170 páginas, apenas) e terminou de forma súbita, no entanto é um livro que merece ser lido por conta da amizade entre irmãos e pelo amor que existe dentro de uma família e é passado com verossimilhança na narrativa, além do excelente vocabulário das poesias de Cam.


Já no que diz respeito sobre os aspectos físicos do livro, a Intrínseca publicou um edição comum sem grandes detalhes. A capa foi impressa com um material de capa fosco e com boa gramatura (um dos materiais que eu mais gosto em capas de livro) além da bela fotografia e o texto conta com páginas de pólen amarelo que são ideais para uma leitura confortável.

-Recomendo o livro para quem gosta do estilo de escrita de Markus Zusak e deseja ter acesso a um livro leve e de leitura rápida e fácil.

AVALIAÇÃO GERAL:


Beijos e um forte abraço a todos. Comentem o que acharam da resenha e se pretendem ler o livro de Zusak.
Também quero saber se ganharam muitos livros de Natal ;)
Atenciosamente, Jonh.

13 comentários:

  1. Então, John! Ainda não li nada do autor, mas tenho bastante vontade. Vi que o livro é bem curtinho mesmo (se comparado a outros do mesmo gênero.). Isso me agrada, pois me dá a impressão de que o autor não vai se perder em meio a devaneios sem pé nem cabeça. Vai direto ao ponto. Só acho que se ele é o terceiro volume de uma trilogia, a Editora jamais deveria trata-lo como livro único. Então, já sabendo disso, assim que tiver oportunidade, vou ler os três na sequência.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jonh. Tudo bem?
    Do autor eu li apenas A Menina que Roubava Livros e que se tornou um das minhas obras favoritas. Mas confesso que esse livro em si não me chama tanto a atenção, tanto pela premissa quanto pelo desenvolvimento. Acho que o livro não me ganharia, mas quem sabe eu dê uma chance.
    Ótima resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Oi John, tudo bem? Nossa, a Intrínseca ter publicado o livro como se fosse único só porque os outros dois foram de outra editora foi péssimo, muita gente pegou para ler como se não fizesse parte de uma série, e mesmo dando para ler separadamente acaba se perdendo algumas coisas.

    Enfim, a história não me interessou, apesar da parte da poesia de Cam me chamar a atenção. A premissa não me é envolvente, apesar de gostar das histórias de amizade entre irmãos e tudo mais. Enfim, só li "A Menina Que Roubava Livros" do autor, e não gostei tanto assim.

    Enfim, adorei a resenha. Bom, de Natal mesmo eu não ganhei nenhum livro, mas ganhei 2 em um amigo secreto e comprei mais 2.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonh!
    Eu li A menina que roubava livros desse autor e gostei muito da história e da escrita do autor, porém esse livro A garota que eu quero não me atrai em nada. Sei que não li pra saber a história a fundo mas essa coisa de um irmão garanhão e o outro mais novo com inveja, se apaixonando pela namorada do irmão e tal, acho nada a ver.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo A menina que roubava livros, e espero me envolver mais com esse livro que você, quando tiver a oportunidade de ler. Acho que o fato de você ter começado por ele, mesmo tendo dois livros anteriores, pode ter prejudicado sim. Já comprei os três, mesmo revoltada pela intrínseca ter mudado completamente o padrão da capa e ainda ter feito esse livro maior que os da Bertrand.

    Ah! Não ganhei nenhum livro de Natal... arrasada pela incompreensão da minha família... rs...

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto várias vezes o livro, mas ainda não bateu aquela vontade de comprar para ler. Cameron é um protagonista um tanto raro, é difícil achar homens de personalidade como a dele. Mas o assunto é meio que complicado, mesmo o irmão dele sendo "garanhão", ele ter se apaixonado pela Octavia. Já ouvi falar do autor, porém não li nada dele. Achei triste porque são poucas páginas, o enredo parece ser muito bom. A capa é bonita, achei bem simples e sútil.
    Abraços Jonh,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Já tinha visto o livro em diversos lugares, blogs, livrarias, folhetos. Mais sempre tive um certo medo de ler os livros do Zusak, pois tenho receio de me decepcionar.
    Tenho o livro da protagonista Liesel, estou com tantas expectativas em relação ao mesmo e estou torcendo para não me decepcionar.
    Com certeza ire ler ess livro..

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jonh! Eu só li dois livros do Zusak (A menina que roubava livros e O mensageiro), mas fiquei completamente apaixonada pelas histórias. Não entendi até hoje porque a trilogia não foi publicada por uma editora só, acho que essa capa da Intrínseca deve ficar horrível perto das outras duas haha Tenho vontade de conhecer a história por ser desse autor, mas o enredo não me chama muito a atenção, não. Entretanto, gostei de saber que há poesia na obra. Parece ser um ponto positivo. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, John!

    Li "A Menina que Roubava Livros" e gostei bastante da narrativa do autor. Só fiquei meio chateado ao saber que os livros de uma série foram publicados por editoras diferentes, fica feio na prateleira :(

    Enfim, adorei a resenha.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    sou apaixonada pelos Markus Zusak, mas ainda não li esse livro, pois só tenho "O Azarão" e quero comprar os outros dois logo para começar.
    Ainda assim, amei a sua resenha e super recomendo que você leia "Eu sou o mensageiro" que também é do mesmo autor e que é um livro muito impactante, um dos melhores que já li na vida.
    Espero que goste, beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada por A Menina que roubava livros mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma outra obra do Markus Zusak e eu não me interessei muito pela história desse. Achei a premissa meio parada, boba, não sei explicar rs só acho que falta algo para despertar minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  12. Ameii A menina que roubava livros, mas foi o único livro que li do autor..Achei a capa de A garota que eu quero muiito legal e acho que lerei o livro em breve...Espero gostar muiito!!
    Abs

    ResponderExcluir
  13. Oi Jon!
    Adorei a resenha, é um livro que sempre que vou a livraria pego para comprar mas acabo desistindo rs.
    Da próxima vez quem sabe não levo?
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...