[RESENHA]: Homens, Mulheres & Filhos - Chad Kultgen

Olá leitores, como vocês estão?

SKOOB - Grupo Editorial Record
Vou resenhar para vocês o livro supracitado escrito por Chad Kultgen e publicado no Brasil pelo Grupo Editorial Record. Confesso que a capa foi aquilo que me atraiu em princípio, logo em seguida, após a leitura da sinopse, pude pontuar que o autor desenvolve uma série de temas e categorias psicossociais contemporâneas, sobretudo sobre a sexualidade (por isso já peço perdão pelo uso de termos para maiores de 18 anos), adolescência e as relações interpessoais na era digital; mediante a isso iniciei a leitura extremamente curioso para saber como o autor desenvolveu tais temas e como o diretor Jason Reitman captou a relação de todos esses personagens em seu novo filme, baseado neste livro, com estreia em breve.

Homens, Mulheres & Filhos narra, em terceira pessoa, sobre a vida de inúmeros personagens (adolescentes e adultos) que, direta ou indiretamente, estão conectados entre si. Sempre sob a ótica da sexualidade e de como se dá o contato dos indivíduos nas diversas redes sociais, Kultgen desenvolve com maestria sua análise sobre a vivência contemporânea na era digital. Assim sendo, torna-se essencial delimitar alguns personagens principais e suas histórias.

Em princípio, tem-se contato com a história de Don, um adulto com aparentes “vícios sexuais”, principalmente masturbação, reforçado pelo não contato sexual com sua esposa. Esta chama-se Rachel e por razões inexplicáveis desenvolveu uma intolerância (nojo, eu diria) pelo marido, especialmente nos momentos do sexo. Esses problemas envolvendo o casal vão crescendo ao longo da história e o autor demonstra como a internet surge na tentativa de amenizar tais problemáticas.

Neste contexto, surge Chris, o filho do casal citado acima; esse garoto de 13 anos além de frequentar a escola (8ª série) e ser jogador de futebol americano possui hábitos de masturbação peculiares envolvendo vídeos pornográficos online com inúmeros fetiches que vão de dominação feminina no sexo a estranhas fantasias de látex.

Em seguida, tem-se Danny, outro jogador de futebol americano com uma posição importante na Goodrich Junior High School, filho de um casal literalmente perfeito (Jim e Tracey), amigo de Chris e namorado da líder de torcida popular Brooke. Esta, por sua vez, é uma típica adolescente americana no auge da puberdade e em plenas descobertas sexuais. Essa líder de torcida mostra uma estranha conduta de sempre vencer, sobretudo sua companheira Hannah que sonha em ser celebridade e deseja ser a mais popular do colégio inclusive por meio de “conquistas sexuais” ao lado de Chris.

Lê-se ainda sobre Tim, estudante da Goodrich ex-jogador de futebol americano que, após tornar-se fã de Carl Sagan e alguns cosmólogos que pregam a insignificância humana, passou a nutrir uma apatia pela vida. Tim passa a viver deprimido motivando-se apenas por sua dependência em jogar World of Warcraft e por sua paixão reprimida por Brandy.

Brandy é uma adolescente comum, exceto por ser filha de Patrícia uma mulher obcecada para com os “riscos” do mundo virtual ao ponto de gerir um grupo de pais contra a internet. Ademais, pode-se escrever sobre Alisson uma adolescente anoréxica que escreve em blogs online para outras jovens que partilham de distúrbios alimentares
Vale salientar que a narrativa apresenta mais personagens.

Por fim, vê-se que Chad fez um exímio trabalho que constitui-se como uma análise dos diversos perfis psicológicos que podem ser encontrados na web. Com isso, a narração em terceira pessoa é um tanto quanto objetiva na apresentação dos fatos, pois o autor preocupou-se em descrever indivíduos reais com defeitos e reações naturais, haja vista que o foco de Chad Kultgen foi apresentar o fenômeno das relações virtuais na contemporaneidade e os sujeitos psicossociais envolvidos. Com isso, devo fazer uma pequena crítica negativa ao autor no que tange a idade dos adolescentes (13 anos), pois a idade que Kultgen atribuiu aos seus personagens jovens não condiz com o comportamento sexual de indivíduos nessa mesma faixa etária; fato este que foi corrigido no filme que mostra atores adolescentes maiores com aparentemente 15 - 17 anos de idade.

Em linhas gerais, o livro tem uma boa narrativa; assim sendo reforço que Kultgen fez uma análise psico-sociológica da atualidade na era virtual, ou seja, esse não é um romance YA (Young Adult). Por esse motivo e por conta dos constantes relatos de experiências sexuais, não recomendo esse livro para leitores muito jovens.

A edição da Record foi fiel a capa norte americana. Esta ainda conta com uma película que dá mais brilho e proteção ao livro. As páginas em pólen amarelo com fonte grande e bem diagramada oferecem uma leitura extremamente confortável.

-Recomendo o livro a quem deseja acessar novas experiências literárias e conhecer um pouco mais sobre o mundo virtual que nos circunda. 
AVALIAÇÃO GERAL:
 + 0,5 = 3,5

Beijos e um forte abraço a todos. Comentem o que acharam da resenha e se pretendem ler o livro de Kultgen.
Atenciosamente, Jonh Alkamim

33 comentários:

  1. Oii,

    Nossa esse livro é diferente de tudo que eu já vi. Não me atraiu muito, mas eu gostei da sua resenha. O tema é bem interessante e fico feliz que foi bem escrito pelo autor, mas não sei se gostaria de ler. Mas assistiria o filme.
    Enfim, sua resenha ficou super completa, mas essa obra eu passo :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção Ana ;)
      Também estou ansioso pelo filme. Acho que a interpretação cinematográfica dos escritos de Kultgen vão dar um sucesso de bilheteria.
      Beijos e um forte abraço, gostei muito do seu blog

      Excluir
  2. É um livro incomum para a minha lista de leitura, mas eu o coloquei lá, depois da sua resenha, por causa do viés psicológico e também por causa da análise da relação das pessoas com a internet que o autor faz. Acho que será um livro construtivo.
    Ótima resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena ler, uma experiência literária pouco comum: esse tipo de publicação que narra tão objetivamente a vida de vários indivíduos num contexto.
      Também vai ser útil para compararmos com o trabalho do diretor.
      Já visitei seu blog e virei fã!
      Abraço

      Excluir
  3. Fiquei um pouco curiosa, por conter essa coisa de informações ou relações de pessoas de quaisquer idade sobre sexualidade.
    A capa não me interessou quanto a você, foi mais pela resenha mesmo, a primeira que vejo.
    O problema deste primeiro casal é complicado, talvez o cara tenha feito algo que a deixou com nojo, não por ser um viciado em sexo.
    Agora que vi, tem vários tipos de casos sobre o assunto. Achei bem interessante e de como é retratado também.
    Abraços Adriano,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a capa muito bonita rsrs e após ler a sinopse e perceber que o livro aborda a sexualidade quis lê-lo quase que imediatamente ;)
      Então Thay o autor deixa algumas "pontas soltas" na narrativa, ao fim, por exemplo, ele não solucionou bem (ao meu ver) algo que acontece com Tim.
      Enfim leia e vamos discutir um pouco mais.
      Beijos, Jonh

      Excluir
  4. Olá! Gostei muito da resenha. Estava curiosa para ler esse livro, apesar de saber pouco da história. Como você, a capa foi o que me chamou a atenção primeiro. Achei muito bonita e condizente com a nossa realidade rs. Confesso que fiquei um pouco desanimada depois de ler a resenha, as expectativas baixaram um pouco, mas ainda assim pretendo ler a obra. Quero saber de que maneira o autor abordou as relações do mundo virtual, tão comuns hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler o livro Camila
      Ao menos para ter contato com uma narrativa organizada dessa maneira, objetiva, que discorre sobre essa era digital...
      Ao ler o livro constantemente sentia a mesma sensação que tive ao assistir o filme 360 (pessoas com suas próprias vidas que aos poucos e após uma série de acontecimentos vão se encontrando e se conectando)
      Quando ler me conte o que achou. Certo?
      Beijos e um forte abraço

      Excluir
  5. Eu gostei da premissa do livro. Com certeza vou assistir o filme. Já o livro, lerei se tiver oportunidade. Pois, mesmo sendo uma análise psicologia com base na cultura americana, acho que podemos fazer relações com a sociedade brasileira.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou muito ansioso para a estreia do filme. Ao que pude perceber, assistindo o trailer, o diretor foi bem fiel ao ritmo do livro (pessoas que vão se conectando umas as outras mediante determinados acontecimentos). Tem tudo para ser sucesso de bilheteria.
      Se decidir ler o livro, me diga o que achou sobre ele.
      Beijos ;)

      Excluir
  6. Olá!

    Já li outras resenhas dessa obra e tenho uma certa curiosidade. Pretendo analisar mais um pouco para então poder tomar a decisão final: ler ou não ler. Adorei a resenha, me fez ficar um pouco mais curioso, haha!

    Até breve,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola John mesmo com o destaque de cada personagem , a premissa não me chamou muito atenção. Mas parabéns ao autor pela capa ela chama atenção . Vou deixar passar a leitura no momento. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, super interessante este livro.. Nao curto muito o estilo, mas este realmente atraiu minha atenção. A resenha ficou ótima e muito bem detalhada... Abs

    ResponderExcluir
  9. John, não sei se esse livro iria me agradar. Ao contrario de você eu não curti a capa e um adolescente de 13 anos com toda essa sexualidade desenvolvida? Não sei não. Pode até existi, mas não acho que seja normal. E cara, ainda existem outros personagens?! Acho que a ideia do autor foi boa em querer traçar diversos perfis psicológicos destintos, mas o livro me parece ser confuso e com demasiadas informações.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Achei que todo mundo teria problemas sexuais nesse livro... me deu até um alívio ver um viciado em um jogo e uma com distúrbios alimentares, pelo menos algo diferente. Me deu alívio também saber que no filme melhoraram a idade de personagens, porque colocá-los com 13 anos realmente foi demais... De qualquer maneira, não me interessei pela leitura, não faz nem um pouco meu estilo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi John, tudo bem? Nossa, essa capa é super interessante e o livro parece ser uma experiência bem válida... realmente é bem diferente do que eu costumo ler. Mas deve ser interessante ver o comportamento de adolescentes e adultos e sua relação na Web. Enfim, não sei se leria, mas até verei o filme se ele chegar aqui no Brasil, e que bom que aumentaram a idade dos personagens.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Oi Jon, não foi um livro que me interessou muito não. Em relação a capa, eu gostei do desenho, mas acho que as cores não ficaram legais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oi Joh, tudo bem
    Eu vi o trailer do filme e não sabia que existia um livro. Eu gosto muito do tema natureza humana, quando os autores dissecam seus personagens. E acho importante falar da relação do homem com a internet, é algo atual e precisa ser discutido quando o uso não é saudável. Mas confesso que a forma como o autor abordou o assunto não me agradou muito.Não leria o livro por causa disso e agora, também não quero ver o filme.
    Mas independentemente da minha opinião, eu gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jonh!
    Fiquei curiosa quanto ao livro, o autor aborda um tema interessante o qual acho que sempre devemos ficar atentos. A idade de 13 anos não foi mesmo a melhor escolha dele, as atitudes que você descreveu combinam bem mais com a faixa etária de 15 anos pra cima, como no filme. Gostaria muito de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    amei sua resenha. O livro parece ser bem interessante, mas ele não me atraiu muito por tratar de alguns assuntos muito frequentes nas obras atuais, o que o torna um pouco repetitivo. Quem sabe quando eu tiver tempo posso dar uma chance a ele.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oi, John! Ao contrário de vc, não me interessei pela capa, achei feia, sei lá.
    O tema até é interessante, mas a forma como é narrada não me interessou, com essa variedade de personagens e dramas. Entendo que isso se encaixa por causa do assunto, mas particularmente não me atrai. De toda forma, gostei da maneira como vc expôs sua experiência de leitura, a resenha ficou bem completa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Quantos personagens heim, mas parece ser uma leitura instigante e diferente. Gosto de escritores que sabem mergulhar nas nuances da psiqui humana e com certeza lerei este livro.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi John, tudo bem?

    Eu recebi esse livro faz pouco tempo, então em breve vou ler e resenhar também. Pretendo assistir ao filme mas primeiro vou ler. Não gostei disso de meninos de 13 anos com toda essa sexualidade, mas vou ter que ler para tirar minhas conclusões. Adorei sua resenha, mostrou claramente sobre o tema do livro e sua opinião.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  19. Nossa, esse deve ser um daqueles livros que você não pode ir por mundo da lua em nenhum momento. Bem intenso, pra falar a verdade. Por enquanto estou procurando coisas mais leves, porém, eu gostei da premissa do livro. Abraços.

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiiii
    Eu tenho sim, vontade de ler esse livro, ele aborda assunto bem peculiares. Também quero assistir ao filme, espero fazer os dois logo.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu vi esse filme em cartaz, até fiquei com vontade de ver, mas ele só ta passando em 1 shopping e os horarios são terriveis pra mim.. =/ eu nao sabia que tinha um livro, agora fiquei mais interessado ainda... hahahaha
    Não fazia ideia que tratava desse tipo de assunto, mas fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu já vi alguns comentários sobre esse livro, confesso que ele chama um pouco a minha atenção, os assuntos abordados são bem interessantes, mas infelizmente acredito que não lerei esse livro tão já :/ Quanto a capa dele, confesso que não gostei tanto assim, acho que em mãos ela deve ser mais bonita :3

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Hey John!!
    Resenho muito boa!! Fiquei sabendo da adaptação do livro e pouco depois fiquei sabendo que o livro já tinha sido lançado aqui no Brasil, mas definitivamente não é o meu gênero literário e sinceramente do jeito que andam as coisas hoje, acho que o autor usar pré-adolescentes (13 anos) na narrativa foi sim válido, mas ele realmente podia dar ao menos 15 anos a eles!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  24. Particularmente, não gostei muito dessa capa, mas, pelo menos, foi a mesma da edição original. pior seria se a editora tivesse mudado, e feito esse desastre. kkkkkkk
    Em relação ao conteúdo, achei bem interessante. Uma abordagem bem interessante de uma temática extremamente atual. Não sei muito bem, mas, pelo que entendi, o autor trouxe bastante personagens e cada um com uma característica bem diferente do outro. Isso me passa a impressão de que, pela quantidade grande de personagens, cada subtrama fica meio na superficialidade. Mas pode ser apenas impressão minha mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    Estou bastante interessada nesse livro, mais o filme me interessou mais.
    Até porque tem o lindo, maravilhoso Ansel <3

    ResponderExcluir
  26. Eu fiquei interessada em ler o livro por causa do filme, mas ainda não tenho certeza se quero mesmo. Estou com o pé atrás em relação a ele. Por mais atual e polêmico o tema seja, não sei se estou na fase de ler algo nesse gênero. :/

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Quero muito ler esse livro! Vi o filme sem saber que era baseado em livro e depois que descobri fiquei tipo: "ver filme antes de ler o livro vai contra os meus princípios!" haha Mas já está na minha wishlist! E adorei seu blog, parabéns. Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...