[RESENHA]: Minha Lista de Prioridades - David Menasche

Olá, pessoal.
Tudo bem?! Espero que sim!

"Penso que cumprir a vida; Seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente! Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou! Estrada eu sou." Com estes versos da canção Tocando em Frente, de Almir Sater, eu inicio a resenha deste livro que nos presenteia com uma bonita e sincera história sobre a vida, amor, coragem e gratidão. 
Editora Paralela - SKOOB

O livro em questão é uma inspiradora autobiografia, chamada Minha Lista de Prioridades escrita por David Menasche e publicada no Brasil, pela Editora Paralela

Minha Lista de Prioridades foi uma feliz surpresa e uma leitura encantadora! O livro é uma compilação de lembranças, memórias, depoimentos, histórias e lições que fizeram parte da vida de David Menasche. É um livro que trata da gratidão e da importância de algumas pessoas em nossas vidas. 
David consagrou sua vida para formar pessoas; foi escolhido pelo destino a se tornar professor e quando alcançava os 34 anos, foi diagnosticado com um tipo severo de câncer no cérebro.

O glioblastoma multiforme é um dos tipos de cânceres mais raros e agudos. Feito o diagnóstico, iniciou-se o tratamento na tentativa de prolongar sua vida em meses. Após inúmeras sessões de quimioterapia, procedimentos cirúrgicos e medicações, David conviveu com o câncer por 6 anos sem ser impedido de expressar sua maior paixão: lecionar e estar em presente contato com seus alunos. 

"Sua paixão pelo ensino vinha antes de sua saúde". (p.104)
Muitos veriam neste diagnóstico sua sentença e morte iminente, porém David viu a oportunidade de lutar. Desistir não foi uma opção para ele. A coragem que ele demonstrou em querer batalhar e se segurar na esperança de continuar fazendo a diferença na vida de seus alunos é louvável. O carinho que todos eles emanavam para o Mr. Menashe nos deixa absortos e reestrutura nossa fé na humanidade e na certeza de que vale a pena lutar pela vida. 

O ser humano, em sua completude, leva uma vida inabalável. É como se o corpo humano fosse uma máquina indestrutível, mas na verdade não é. Estamos propícios a desenvolver doenças a qualquer momento e se por ventura, alguma enfermidade chegar é necessário força e energia para se impor. Não há derrota maior, do que desistir sem ter tentado. Um câncer no cérebro, em muitos casos, é inoperável. Os tratamentos são paliativos mas não definitivos e nesse tempo, o paciente deve reaprender a viver e aproveitar o tempo da melhor maneira possível e foi isso que o David Menasche tomou para si.
"A maioria das pessoas não pensa na morte. Vivem como se a vida fosse infinita.  Há sempre o amanhã - para procurar um amigo, telefonar para os pais, para dizer 'eu te amo'. Eu tinha vivido assim mesmo depois do diagnóstico inicial de câncer - como se tivesse um milhão de 'amanhãs'. Mas quando você realmente sabe que vai morrer, quando está preparado para morte, é que você aprende a viver. É uma lição contraditória. Justamente quando aprende a viver, você morre. Mas há tanta beleza nisso. De repente, o sol no céu é motivo de alegria, as flores ganham vida, uma brisa leve tocando o rosto parece uma experiência quase transcendental." (p. 111)
Sua maior paixão sempre foi lecionar e não pensem que ele se caracteriza por um professor pragmático, conteudista, rígido e autoritário. Ele sempre teve o respeito da classe e com sua natureza amiga e presente, sempre cativou seus alunos. David é aquele tipo de professor que você vai encontrar na vida apenas uma ou duas vezes e você aprenderá tanto com ele, que será impossível esquecê-lo. Os melhores professores não ensinam apenas a matéria, mas nos ensinam como ser uma pessoa honrada e de caráter.

Eis que um dia, o câncer resolveu mostrar sua força e através de uma convulsão, David perde parte da visão, memórias e mobilidade. Com essas enfermidades físicas, ele conseguiria viver. Mas agora que sua capacidade de lecionar foi comprometida, ele seria capaz de lidar com isso? A resposta é SIM, porque ele teve uma ideia audaciosa e que exigiria toda sua independência, coragem e força. Em 2012, ele resolveu viajar sozinho cruzando os Estados Unidos de leste a oeste e no meio do caminho, reencontraria antigos alunos e amigos para conversar e saber se foi importante na vida de cada um deles!
"Você não pode controlar as cartas que recebe, apenas a maneira de jogar." (p. 173)
Uma viagem arquitetada pelo facebook e orquestrada por uma série de homens e mulheres que foram ajudados por David, na adolescência. Em meio a pressão hormonal dessa fase e as terríveis decisões que os jovens devem tomar, David foi mais que um professor para eles, foi um amigo, um apoio e um ponto de referência. Todos foram tocados pelas aulas do Mr. Menasche e o incentivo de fazê-los terem coragem para serem quem queriam ser foi muito importante! 

Em suas aulas de Inglês Avançado, foi criado um elo de verdade e sinceridade entre professor e aluno. Na sala de aula, eles estavam seguros. E num ambiente regado de companheirismo, livros clássicos da literatura norte-americana e aulas não-convencionais, é que surge a Lista de Prioridade. Com uma série de palavras, cada aluno montaria sua lista de prioridades. Esse exercício possibilitava o auto-conhecimento e as reflexões e através dele, David diagnosticava os alunos que precisavam de um suporte para desabafar.

Esse livro me marcou muito, por uma gama de razões. Esta trama extrapola as barreiras narrativas sobre a vida de um homem doente. Ele nos mostra através de epifanias, que a beleza da vida está no trajeto e não na linha de chegada! Ele nos mostra que a beleza da vida reside no viver um dia após o outro e ser grato por todas as oportunidades. Pensem só: todo o dia o sol chega num espetáculo lindo nos convidando a aproveitar as horas do dia e fazer a diferença. Por que não aproveitarmos? 

Durante suas narrações ficou muito claro como o câncer é uma doença que não afeta apenas o paciente, mas afeta todas suas relações amigáveis, familiares, profissionais e matrimoniais. Em muitas partes, eu me flagrei com os olhos marejados e com o corpo todo arrepiado de tão sensível que a escrita e os fatos foram descritos. Só é preciso ter coração para se compadecer da dor alheia. 
TRADUÇÃO: "Eu quero inspirar as pessoas.
Eu quero que alguém olhe para mim e me diga: 'por sua causa
eu não desisti.'"
David diz no livro que tinha certeza que morreria durante a viagem, porém ele conseguiu chegar ao Pacífico. Ao alcançar seu objetivo, Menasche recuperou a confiança que o câncer havia lhe tirado.

"Ao todo, passei 101 dias na estrada, visitei 31 cidades, tirei 1840 fotos, gravei 62 horas de áudio e encontrei 75 ex-alunos." (p. 193)
Em nenhum momento você sente a fraqueza do David. Sua voz narrativa é muito forte e nos mostra toda sua coragem nessa luta pela vida. Ele não quer que sintamos pena dele com este livro. Não é uma história para ficarmos lamentando o quanto ele sofreu, mas é uma história para evidenciarmos o quanto ele amadureceu, o quanto ele cresceu e o quanto ele foi corajoso! É uma pessoa admirável e que sentimos a presença de espírito positiva.

No decorrer do livro, há vários depoimentos de ex-alunos e amigos que conviveram com ele e tiveram suas vidas mudadas por um conselho, uma palavra amiga ou pelas aulas do David. Sentimos como os depoimentos de seus alunos são sinceros e como eles são gratos e torcem pela recuperação de seu eterno mestre. Todas as lembranças que eles viveram são relembradas e comprovam como o colegial é uma fase inesquecível.
Tocante - Sensível - Emocionante - Gratificante - Uma lição de vida
O livro tem essa capa muito bonita e que retrata a felicidade em alcançar um objetivo. A diagramação interna está belíssima e para quem nunca leu os livros da Editora Paralela, os diálogos são limitados por aspas. Não prejudica em nada o entendimento da obra e eu adorei. Não me deparei com nenhum erro gramatical. Uma história linda, numa edição linda, com uma capa linda!
AVALIAÇÃO GERAL:

Leitura super recomendada para todos que apreciem histórias reflexivas e grandes lições de vida e exemplos de coragem!

[LUTO]

Aproveito o ensejo, para comunicar-lhes que a história de David Menasche ganhou um ponto final. Através do facebook, tomei conhecimento que o eterno mestre desses alunos faleceu na madrugada do dia 20 de novembro de 2014. 

Tradução: 
Queridos amigos,
David faleceu esta madrugada em casa, cercado por sua família. Ele é, e será sempre, amado

29 comentários:

  1. Oi, Adriano! A primeira coisa que me chama a atenção neste livro é a capa. É linda demais! Confesso que eu não sabia do que se tratava o livro e no começo do seu texto achei que fosse um pouco de autoajuda, o que me desanimou. Porém, ao decorrer da leitura, percebi que vai muito além do que isso. Parece ser uma linda história de superação. Ah, como eu queria ter sido aluna desse professor. Fiquei muito comovida pela história e, com certeza, farei a leitura em breve.

    http://www.secretfantasybooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada com Menashe, acho tão bonito pessoas que são fortes, com coisas graves acontecendo, e mesmo assim tentando alegrar o dia de outros, fazendo o que gosta. As quotes são bem profundas e cheias de sentimentos bons mas tristes também para o leitor. É muito triste quando pessoas boas desenvolvem este tipo de doença, tantas coisas boas ainda por fazer, amei o jeito que ele aproveitou e viajou, se divertiu com a vida e teve esperanças.
    Realmente, não para lamentar, mas ver que ele é forte o suficiente para viver com o câncer, muito positivo ele.
    Juro que não gosto de biografias, ou algo assim seria a obra. Fiquei muito emocionada e sentida pela morte dele, é triste que pessoas boas se vão embora tão fácil. Quero ler sim, a história dele é linda e um ótimo exemplo.
    Abraços, Adriano
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  3. Adrianooo
    fiquei mega emocionada principalmente com o inicio, eu preciso ler esse livro o quanto antes
    adoreeei sua resenha muito bem escrita, detalhada.. tudo de bom
    a capa do livro é maravilhosa me encantei so de ver
    resumindo preciso ler esse livro rsrs
    Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriano, tudo sim :)
    Caramba, esse segundo quote me tocou. Deve ser realmente um livro emocionante, é ainda mais lindo de saber que é uma história de vida real. Que bom que ele conseguiu concluir seu objetivo... Mas uma pena que faleceu, é a vida. Queria ter conhecido esse professor, um exemplo claro de coragem! Não costumo ler autobiografias, mas com certeza daria uma chance para essa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Só é preciso ter coração para se compadecer da dor alheia.
    Essa frase é tocante , que resenha maravilhosa e impactante , o livro já havia me chamado atenção nos lançamentos , pela força e coragem do professor em sua viagem . Estou lendo um livro que também tem uma pessoa com câncer e como sempre nos toca de verdade as lutas diárias, ver que o professor não desmorona com a doença é um grande incentivo para quem vive isso. Gratidão amo ler livros que destacam isso a gratidão . Já em minha lista de leitura. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Nã conhecia o livro, e ele parece ser legal, com um conteúdo muito bom, mas no momento eu não estou interessada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas acho que esse enredo dele não me atraiu muito. Mesmo assim, fiquei bastante chateada com o falecimento do autor, que o legado dele inspire muitas pessoas :(

    ResponderExcluir
  8. Olá, Adriano. Confesso que pela capa eu jamais leria o livro. Mas minha percepção mudou após ler a sua resenha. Esse tipo de livro não é comum na minha estante, mas como professor, acabei me identificando com ele e achei linda a sua vontade de lecionar mesmo depois de um diagnóstico tão terrível.
    Certamente lerei a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  9. Oooi,

    Nossa fiquei arrepiada com a resenha e sobre a história. Não conhecia o livro nem a sua história, mas eu gostei mesmo não sendo meu estilo favorito. Gosto de livros com lições de vida.
    Fiquei com o coração apertado com a noticia da morte dele :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Adriano.
    Eu não sou fã de autobiografia - só li uma autobiografia na minha vida e só gostei pois sou extremamente fã do autor em questão - porém essa realmente me deixou com vontade de ler. Acho que não pela curiosidade de saber mais sobre David, mas talvez para saber/vivenciar um pouco da sua aventura.
    Durante a leitura da resenha fiquei pensando nos meus antigos professores, principalmente aqueles que eu tinha uma relação de amor e ódio (eu era uma capeta na escola) e no quanto eu sinto falta deles hoje em dia, não pelas aulas mas pelas conversas que tínhamos às vezes. Naquela época eu dava pouco valor a esses momentos, e hoje em dia pouco me lembro do assunto das tais conversas, mas simplesmente o momento... É algo que fica para sempre. Acho que eu sofreria muito ver um professor meu passando por isso.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  11. Oi Dri, tudo bem? Se a sua resenha me fez chorar, imagina o livro!! Deve ser lindo e super emocionante. O amor do David em ensinar, a vontade dele de viver e de fazer o bem à outras pessoas. Professores como ele é realmente difícil de encontrar, e por isso são tão especiais. Com certeza quero ler esse livro e conhecer a força que ele teve. Mais uma resenha sua que me conquista!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriano, tudo bem? Sua resenha também me fez chorar. Sério. Estou escrevendo meu comentário chorando. Eu já perdi uma amiga pelo mesmo câncer, entendo como é a dor de vê alguém que você ama não te reconhecer e minha amiga não conseguiu sobreviver por muito tempo, porque estava bem avançado. A história de David é emocionante, mesmo nas dificuldades e doença ele fez o bem. E pode ter certeza que ele inspirou pessoas, e tenho certeza que ele mudou a vida de muitas pessoas. E com certeza ele será lembrado para sempre, as pessoas que foram importantes pra ele e que ajudou sempre lembraram dele. Enfim, ótima resenha. Mesmo. Estou super emocionada.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriano, tudo bem?

    Confesso que pela sinopse, o livro não me interessou, mas a sua resenha me deixou animada. Adoro leituras reflexivas e que tragam ensinamentos. Sempre consigo tirar alguma mensagem que se enquadre ao que estou passando no momento. Acho que vou dar uma chance a leitura, sim

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Não tinha qualquer interesse por esse livro até ler sua resenha. Eu gosto bastante de não-ficção então logo fiquei curioso com a história de David e sua lista de prioridades, também gostei do fato dele ser um professor e tudo mais. É uma pena que ele tenha ido tão cedo. Espero conseguir ler em breve.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriano.
    Me interessei por esse livro desde que tomei conhecimento desse lançamento.
    Gosto de histórias verídicas, e a de David é muito emocionante e um grande exemplo.
    Os quotes que você selecionou me deram uma ideia do conteúdo reflexivo e delicado que o livro tem.
    Com certeza essa leitura será realizada.
    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  16. Olá, Adriano!

    Certamente, esse é um daqueles livros que nos faz derramar lágrimas e mais lágrimas. Não conhecia a obra, mas fiquei bastante tocado com sua resenha. Muito triste saber que ele partiu, mas espero que esteja bem onde quer que esteja.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Só queria dizer que amei demais você ter começado a resenha com um trecho de uma música do meu cantor preferido! *-*

    O cara foi guerreiro... lutar por seis anos com um câncer, ainda mais um câncer desses, não é para qualquer um. E ele ainda viajou para descobrir o que significou para as pessoas...

    Concordo com isso que você disse, que os melhores professores não nos ensinam apenas a matéria, nos ensinam também a ser pessoas honradas e de caráter. Tive vários professores que levo comigo para a vida.

    a verdade é que acho que não conseguiria ler esse livro. Perdi várias pessoas para o câncer e ainda dói demais. Acho que seria demais pra mim, mas que bom que amou tanto.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Adriano,

    Que resenha!!! Que livro!!! Que vida!!! Bom, claro que este livro entrou para minha lista. É impressionante o que fazemos de nós diante de um diagnóstico tão devastador e com morte anunciada como o câncer, o que resta é decidir como queremos viver o tempo que resta e o que desejamos deixar. David foi um guerreiro e pelo que pude absorver viveu intensamente todos os segundos o tempo que lhe restava, isto sim é deixar uma lição de vida para o mundo.

    A frase que me marcou: "Eu quero inspirar as pessoas.Eu quero que alguém olhe para mim e me diga: 'por sua causa eu não desisti." Simplesmente demais!!! (estou emocionada).

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Adriano, primeiro gostaria de falar que suas resenhas são minhas preferidas. Você consegue transmitir a profundidade do livro em palavras, e articular muito bem sua escrita. Quando começo a ler a resenha não consigo parar. Esse livro em especial me chamou muito a atenção, primeiro pela história de vida e superação do David, segundo por ser professor. Fiquei muito, muito interessada na história.

    Nossa, e essa coincidência de você ler/resenhar bem perto do dia da morte dele? Arrepiada!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  20. Chorei.
    Se não fosse sua resenha, nunca teria me interessado pelo livro. Apesar da capa linda, tenho um certo bloqueio em ler livros de não ficção. Eles costumam trazer uma dose de sofrimento que acaba com o meu coração. Mas esse livro parece ser totalmente o contrario. A força desse homem é incrivel.
    Você tem razão, professores que ultrapassam os limites das salas de aula são elemento raro, mas que marcam seus alunos de uma forma única. Imagino o quanto deve ter sido emocionante para ele reencontrar esses alunos, e principalmente para os alunos! Ter tido a chance de retribuir, mesmo que um pouquinho só o carinho deste professor deve ter sido incrivel.
    E cara, ele morreu recentemente! Saber tisso tornará minha leitura ainda mais emocionante.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi Adriano!
    Confesso que eu não costumo ler livros desse tipo mas sua resenha me animou bastante. Aposto que a gente passa a ver a vida de uma nova maneira depois dessa leitura, com certeza é um livro muito bonito. Fiquei meio chocada com essa imagem do posto no facebook, tava implícito que ele ia morrer né, mas ainda da um aperto no coração.

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Parabéns pela resenha, só em lê-las vemos que esse livro está repleto de ensinamentos e reflexões. Mas eu raramente tenho o habito de ler livros desse gênero, porém, eu confesso que essa história de superação chamou a minha atenção, e que se possivel darei uma chance a ela .

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. É Adriano, livros assim serve para nos mostrar em como a vida ela é. E não devemos nunca nos abalar, e sim correr atras de ser quem somos, sonhos, e tentar realiza-los ao máximo.
    Fiquei muito feliz de conhecer este livro e a historia deste professor, que com toda certeza sera marcado e lembrado tanto por seus familiares, alunos e agora leitores que conheceram sua historia e luta.
    Tenho certeza que ele morreu feliz, pois ele conseguiu fazer o que desejava.
    Com toda certeza este livro estrara para minha lista de leituras, quero conhecer esta incrível historia.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  24. Não curto muito ler biografias, mas essa parece ser muiito boa.... Belo exemplo de vida...

    ResponderExcluir
  25. Oiiii
    Nossa, a história desse livro é linda, apesar de não gostar de biografias, acho que leria esse livro, pelo simples fato da lição, do aprendizado.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Adriano, se o livro transmitir e mesma ou mais emoção que sua resenha tenho certeza que a leitura é realmente maravilhosa, essa biografia me lembra uma outra que não recordo o nome agora, de um pai que escreveu cartas para filha ate ela terminar a faculdade.
    Esse tipo de narrativa são inspiradoras e um tapa na cara daqueles que tanto reclamam da vida ou não dão verdadeiro valor a ela.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  27. A história de vida desse professor é, realmente, incrível. Ser professor hoje em dia não é fácil, e ainda ser amado pelos alunos, pior ainda. Confesso que não sou fã de livros desse estilo. Então, esse eu passo!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Esse não é um livro que eu me interessaria.
    Apesar de parecer um livro realmente maravilhoso e fascinante não criei expectativas e nem fiquei nenhum pouco curiosa.

    ResponderExcluir
  29. Eu não costumo ler autobiografia, porque sai da minha zona de conforto, mas fiquei bastante interessada na história desse professo... vou pesquisar um pouco mais sobre o livro! (:

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...