[RESENHA]: Prisioneiros do Inverno - Jennifer McMahon


Olá, pessoal! 
Tudo bem?! Espero que sim!!

SKOOB - Grupo Editorial Record -
Leia um trecho.
Desde que vi sobre o lançamento de Prisioneiros do Inverno, escrito pela Jennifer McMahon e publicado pelo Grupo Editorial Record, que meu lado de leitor compulsivo e fascinado por mistério entrou em combustão. A premissa da obra me deixou bastante curioso sobre o que encontraria nesse gélido enredo e apesar de ter demorado um pouco a engrenar na leitura, a conclusão deste livro me deixou absorto e com aquela velha sensação de que foi uma leitura arrebatadora.

Prisioneiros do Inverno é um livro que esconde segredos. Segredos que são perigosos e não podem ser revelados e por isso, devem ser protegidos a todo custo. O personagem principal da obra é a própria cidade de West Hall, um local bucólico e gelado que possui lendas e mistérios acerca de seu passado. Um vilarejo que possui intenso folclore regional, a ponto de definir o ritmo de vida dos seus moradores. No entanto, seriam essas lendas invenções populares ou narrações fiéis da cultura local?

Independente da veracidade dos fatos, há uma lenda que alicerça a formação dessa cidade e que remonta ao início do século XX, quando Sara Herrison Shea foi encontrada morta numa cena macabra, apenas poucos dias após a morte de sua pequenina filha, Gertie. O tempo passou, mas todos ainda acreditam que há mais sobre essa lenda do que se tem conhecimento. Impera um medo e as pessoas devotam oferendas temendo a ira dessa mulher misteriosa de passado sombrio.

Essa região foi constantemente marcada por desaparecimentos inexplicáveis e que não deixavam vestígios, por isso, todos acreditam que no bosque e nas imediações da Mão do Diabo (uma formação rochosa qualquer) moram criaturas demoníacas que assombram a floresta ao longo dos anos. É um cenário muito bem construído e que causa arrepios de frio e medo! 

Um desses desaparecimentos é o da excêntrica, Alice. Uma senhora que habita nas redondezas da floresta e que some, deixando Ruthie, sua filha adolescente e Fawn, uma filha criança sem qualquer vestígio. A partir desse momento, dá-se início a resolução dos mistérios dessa obra, uma vez que o desaparecimento dessa mulher, faz com que as filhas encontrem uma cópia do antigo diário de Sara Herrison Shea, que provam como aquela mulher perturbada tomou medida desesperadas na intenção de não perder sua filha para a morte.

A trama oscila entre o presente e o passado. Na atualidade, acompanhamos os esforços da Ruthie em encontrar sua mãe e sua tentativa de entender os mistérios por trás do diário de Sara. E no passado, o leitor se depara com o próprio diário da Sara Herrison, no qual ela conta toda sua dor em ter perdido a filha e como foi capaz de tomar decisões absurdas sem medir as consequências de seus atos. O presente se desenvolve de tal modo por causa dos acontecimentos passados e tudo que aconteceu no início do século XX, causa muito impacto. 

Sem dúvidas, as partes mais intrigantes são aquelas narradas pela Sara. Eu consegui captar toda a dor que ela sentiu por ter perdido sua filha e apesar de injustificáveis, todas suas ações foram motivadas pelo amor incondicional de uma mãe ferida. O misticismo empregado e a forma como a magia e o poder se tornaram essenciais para compor o mistério do livro se tornaram muito autênticos e o livro trilha um ritmo próprio, lento, gradual e intenso!

A escrita da autora se torna muito fluida e envolvente! Além disso, a forma como ela brinca entre o presente e o passado fez com que a obra se tornasse bem mais dinâmica. 
No entanto, foi uma leitura que se caracterizou por um "esquenta e esfria constante". Como a autora narra os fatos por duas perspectivas temporais diferentes, ela fisgou o leitor ao prendê-lo pela curiosidade. Em outras palavras, quando o passado chegava ao ápice, ela retornava com o livro para o presente e vice-versa. Essa série de cliffhangers me prenderam no mistério, porém às vezes eu ansiava por mais e ela me privava disso ao mudar o foco narrativo.

De modo geral, o livro é grandioso em sua essência. Cada mistério é tão peculiar e tão folclórico que o misticismo se torna protagonista. Além disso, a forma como as respostas foram disponibilizadas para o leitor e como os fatos se concretizaram mostram como a Jennifer foi astuciosa em revelar os segredos sem perder o interesse daquele que lê. Ela encerrou o livro e o mistério sem surpreender ou decepcionar. Ela foi eficaz naquilo que se propôs: a resolução original de um mistério único.
Misterioso - Intrigante - Envolvente - Intenso - Frio
Eu amo essa capa e ela representa bem o clima frio das florestas cobertas de neves que encontraremos neste livro. A diagramação do Grupo Editorial Record está impecável, como sempre, e apesar de a fonte estar um pouco menor do que usualmente, isso não prejudica em nada a leitura! 
AVALIAÇÃO GERAL:

Eu recomendo a leitura para quem gosta de um livro misterioso e envolvente, carregado de segredo e misticismo regional que extrapola as barreiras temporais! 

Espero que tenham gostado e não deixem de comentar falando o que acharam do livro e da resenha! 
Ótima semana! 

24 comentários:

  1. Oi Adri,
    Realmente me pareceu um excelente livro. Acho que o autor precisa ser gênio para manter o leitor intrigado com o mistério até o final e percebi que parece ser o caso aqui.
    Fico agoniada com essa mescla de passado e presente, esse esquenta e esfria como você disse. Fico querendo avançar nos capítulos pra resolver logo o mistério.
    Acho que é meu tipo de livro e tendo vc indicado tanto, vou me arriscar!!!
    PS: A resenha ficou boa sim!!!!
    Beijossss
    Chrys Audi
    log Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  2. Ahh que livro ótimo!!! Preciso muiito dele! Sua resenha ficou ótima, parabéns! Capa belíssima!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Já vi a capa rondando por aí, e sempre quis ver uma resenha. Também adoro mistérios e segredos.
    Uma cidade que é personagem principal? que novidade! Esse vilarejo já me deu interesse e arrepios, com essas lendas e formações da cidade.
    Gostei dessa lenda de criaturas demoniacas que assombram o lugar, o cenário deve ser mesmo aterrorizante mas demais ao se ler.
    Eu simplesmente adorei o fato de contar as coisas no presente da Ruthie e também o passado o diário da Sara.
    Que bom que a escrita da autora é fluida e ainda mais cativante e ainda com o mistério único citado.
    Meu gênero favorito é completamente esse livro e também os new adults. Mas com certeza me chamou a atenção demais.
    Abraços Adriano,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. E assim, mais um livro entra pra lista de desejados!
    hahahahahahhaha
    Meu deus, tô precisando de dois empregos pra bancar os livros que ando querendo :(
    sou doida em mistérios, segredos, assassinatos, essa coisa toda.

    Abraço,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  5. OMG vi a indicação desse livro na página do Skoob e só de bater o olho já fiquei SUPER ansiosa pra ler ele. Esse, sem dúvidas, é um dos meus gêneros favoritos, sou apaixonada por um mistério *-*
    Vou falir de tanto comprar livros :'(

    ResponderExcluir
  6. Oooi,

    Como sempre a resenha está impecável.
    Não tinha lido nada sobre esse livro ainda, foi a primeira resenha. A Capa é linda e deve mesmo fazer jus ao livro. Gostei de saber que a autora mescla dois tempos no livro, deve bater uma ansiedade quando ela corta no meio né? HAHAHA Gostei bastante! O livro tem todos os elementos que eu gosto, a capa me agradou e é da Record, eu adoro a diagramação da editora.
    Já está na lista para o ano que vem :)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Eu com certeza vou me sentir frustada lendo esse livro, ao chegar naquele momento tenso e a autora mudar o foco rs Gostei muito da sua resenha, me fez ficar mais interessada ainda no livro. O misticismo todo junto ao mistério me chamou muito a atenção, um suspense que com certeza eu vou amar.

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Se eu já estava curioso por este livro, com sua resenha fiquei ainda mais. Adorei saber alguns detalhes da história e da escrita da autora. Legal saber que o presente e o passado caminham juntos na narrativa e que o miticismo torna-se protagonista. Eu certamente leria por estar com uma curiosidade imensa de conhecer a trama.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Adriano.
    Esse livro tinha me interessado desde o seu lançamento, mas eu não sabia mais a fundo do que se tratava e agora fiquei com muita vontade de lê-lo. Primeiro porque eu gostei dessa premissa cheia de suspense e, em segundo lugar, porque eu adoro narrativas que alternam entre o presente e o passado.
    Acho que o livro tem tudo para me agradar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  10. Cenário bem construído que provoca arrepios de frio e medo - isso já fez com que eu descartasse a leitura, você sabe que sou mega medrosa. Antes de você dizer isso eu já tinha me assutado um pouco com a história da mulher... hehe.... cena macabra não me atrai nem um pouco. Achei interessante o livro intercalar passado e presente, e até fiquei curiosa para descobrir o que a doida da Sara fez, mas não acho que seja leitura para mim.

    Beijo!

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Adriano, seu lindo, não posso mais visitar seu blog porque cada vez que passo por aqui fico com vontade de adquirir MAIS livros. Não pode fazer isso com a amiguinha, ok?!
    Fiquei arrepiada enquanto lia sua resenha! Prisioneiros do Inverno parece ser uma obra incrível! Fiquei super curiosa para descobrir porque Sara fez o que fez e o que o desaparecimento de Alice tem em comum com esse fato. Não gosto muito quando os livros são narrados sob perspectivas diferentes e em épocas distintas. Eu acabo me confundindo um pouco, mas entendo que isso faz parte do entendimento da história e acho que nesse caso não iria me incomodar ♥ Obrigada por mais essa indicação hiper preciosa! Confio muito na sinceridade das suas resenhas e ainda não me decepcionei com nenhum livro que li por sua causa!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Adriano, não conhecia o livro, mas o enredo me deixou bem curiosa para saber oque aconteceu tanto com Sara como com a Alice e ter esse modelo de narrativa paralelas mostrando tanto o passado como o presente dão um toque a mais a obra <3 Espero pode lê-la em breve.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo. Agora, após ler sua resenha, EU ESTOU LOUCO para comprar. Adoro livros que intercalam o passado com o presente, dá um tom de mistério maior ainda ao enredo. A Record é recheada de livros de suspense/investigação, né? haha *-*

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Dri, tudo bem? Bom, adorei a resenha e achei a história bem envolvente. É muito legal quando a própria cidade em que passa a história se torna a protagonista, e como tudo acontece em torno dela. Achei bem interessante as lendas em torno da cidade, e de como fica aquela dúvida se é tudo real ou apenas lenda mesmo.

    Gostei muito dessa intercalação da narrativa e a autora foi mesmo bem inteligente em usar esse recurso para manter a atenção e a curiosidade do leitor. Se bem que com certeza eu iria ficar bem frustada em estar lendo em um determinado tempo narrativo e esse terminasse num cliffhanger para começar o outro.

    Enfim, adorei a resenha e como gosto de um livro com um bom suspense, com certeza quero ler!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriano, eu já tinha lido uma resenha deste livro e já estava interessada nele. Gosto de livros que me deixem em suspense, com medo do que possa vim na página seguinte.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá Adriano,
    realmente a leitura deste livro pra mim foi uma surpresa e tanto. Pois nunca peguei um livro assim, a forma que a autora nos leva ao passado e ao presente, e a trama que carrega a historia, foi impressionante. Não foi a toa que eu considerei ele como favorito.
    O bom disso tudo é que alem do terro e suspense pregnado nas paginas, ela aborda um assunto delicado, sobre o amor de uma mãe para com seu filho. Isso esta presente tanto no passado como no presente desta leitura.
    Parabéns pela resenha, ela esta bem detalhada e você levantou pontos excelentes desta obra.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Olá Adriano!

    Acabei de ler este livro sensacional, mas confesso que tive dificuldades no ínicio. Acontece que sou uma pessoa muito impressionável...! Sim...senti muito medo ao ler Prisioneiros do Inverno, fato este que só acontecia em plena luz do dia...kkk!

    Muito bacana sua resenha, sintetizou muito bem o enredo sem revelar passagens importantes. Parabéns pelo trabalho!!!

    Espero sua visita no meu blog:
    http://livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei a capa tbm... é o tipo de livro que adoro ler, que me prende, agora fiquei curioso pra saber mais dessas historias e sobre esses segredos desse vilarejo... ja vai entrar pra minha listinha com certeza.

    ResponderExcluir
  19. Oi Adriano, eu não conhecia esse livro, e sinceramente se fosse pela capa eu não compraria! Mas sua resenha me fez mudar de ideia quanto a isso, o livro tem cara de ser uma leitura interessante e envolvente, não li muitos livros de mistérios, mas os que li eu gostei bastante, talvez eu leia esse livro.!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  20. Essas séries de cliffhangers são de matar qualquer um mesmo. Parece até final de capítulo de novela, ao qual temos que esperar um bocado pra saber o que realmente aconteceu naquela cena. Pelo que vi, a autora mandou bem no quesito "fazer o leitor sofrer de angústia e nervosismo" para o desfecho dessa obra. Enfim, como gosto de livros com essa pegada, claro que vou querer ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    Adoro livros que possuem misterios e muitas reviravoltas, tomara que esse livro possua isso. Estou bastante interessada nesse livro, desde que o vi fiquei bastante curiosa para le-lo.

    ResponderExcluir
  22. Lendo a resenha, percebi que quase não leio livros desse tipo e que deveria ler mais, porque é um gênero que eu gosto. A história parece ser super interessante e bem construída. Além disso, a linda capa instiga ainda mais. Adorei a indicação!! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas estou completamente apaixonada pela capa e pela sinopse. Adoro livros com essa pegada de suspense e mistério... E essas características que você apontou me deixaram muito mais curiosa, são livros assim que me deixam sem fôlego! rs

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...