[RESENHA]: A Vida do Livreiro A.J. Fikry - Gabrielle Zevin

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! Espero que sim. 

SKOOB - Editora Paralela 
Leia um trecho.
Por que vocês leem? Por que vocês gostam de ler? O que há de tão especial nesses blocos de papéis e textos impressos, chamados livros? Qual magia ronda uma livraria?  E os livreiros, responsáveis por nos vender os livros, são sinceros ao recomendar um exemplar ou só querem angariar lucros? A Vida do Livreiro A.J. Ficky nos embala com todas essas respostas e nos apresenta uma carta de amor aos livros. Embarcamos na leitura de um livro que fala sobre livros e o poder deles sobre nossas vidas. 
"Eu gosto de conversar sobre livros com pessoas que gostam  de conversar sobre livros".
A trama se concentra na vida de um livreiro ranzinza de nome complicado, que é dono da única livraria de Alice Island, uma pequena cidade isolada e que pouco valor confere aos livros. A.J. não teve uma vida feliz como nos comerciais de margarina; sua mulher morreu precocemente e com ela um pouco da graça de viver do sr. Fikry se foi. As vendas na livraria caem exponencialmente graças ao advento das livrarias online e livros eletrônicos. E como se não bastasse, seu bem mais precioso, uma edição rara e valiossíma de um livro de poesia escrito por Edgar Allan Poe é roubado de sua casa. 

Nessa vida amargurada, o livreiro A.J. Fikry veste-se numa carranca sôfrega e torna-se irritante, rabugento e ranzinza. Um homem na casa dos trinta vivendo sem esperanças e se desgastando, levando uma vida de gostos literários refinados e álcool; vendendo em sua livraria apenas o que ele gosta de ler. Esse é A.J., um clássico casmurro.
"Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo".
Eis que em mais um dia de solidão, A.J. se depara com um pacote inesperado no chão de sua livraria. Uma menina de nome Maya e 25 meses, brincava sozinha com os livros e se encantava pelas letras. Nesse momento, o livreiro se permitiu viver e quando ele sorriu para a vida, a vida lhe sorriu de volta. Maya representa toda a ingenuidade, graça e beleza da infância e traz uma nova chance de recomeçar. Considero a personagem da Maya como um divisor de águas, entre o antigo e o novo sr. Fikry.
P.S.: antes que ousem me crucificar, isso não foi um spoiler!

Como todo meio literário, A.J. se depara com representantes comerciais de editoras que trazem as apostas e lançamentos. Essa contextualização entre a vida real e ficcional, pessoal e profissional do personagem traz um novo gás a narrativa da Gabrielle Zevin. Além disso, conhecemos sessões de autógrafos, eventos literários, clubes de leitores, livros-provas, parcerias com blogs literários, ou seja, somos imersos numa abordagem editorial que encanta e fascina o leitor, principalmente os blogueiros e pessoas acostumadas com o meio editorial.
"Um lugar não é um lugar sem uma livraria".
Conhecemos a Amélia, que trabalha na Pterodactyl Press e apresenta livros na tentativa de agradar o refinado paladar literário do A.J. Num primeiro contato, os dois tem um catastrófico encontro mas logo vão se conhecendo e em determinado momento, tocam num livro meramente fictício chamado Desabrochar Tardio. A Amélia recomenda a leitura desse autor iniciante e o A.J. recusa insistentemente, porém depois de anos resolve ler e se encanta pela trama. O que dizer desses livros que só existem na ficção e fazem a gente querer lê-los? Lembrem-se de Uma Aflição Imperial de A Culpa é das Estrelas. 

A.J. compara algumas pessoas que visitam a livraria ou passam por sua vida com personagens de livros (exemplo: "ele seria um personagem coadjuvante de um romance policial"), com os próprios livros (exemplo: "se ela fosse um livro, não teria orelhas manchadas, nem vincos e lombada amassada") ou ainda cria uma sinopse para a possível vida da pessoa (exemplo: "quando ainda jovem se mudou, não podia imaginar quais surpresas ainda lhe esperariam").

TRADUÇÃO: "Você sabe tudo que precisa saber sobre uma pessoa
através da resposta da seguinte pergunta: 'Qual o seu
livro favorito?'"
A Vida do Livreiro A.J. Fikry é um romance leve e divertido, que narra a vida e transformação de um amante dos livros com o passar dos anos e sua segunda chance de aprender a viver e ser importante para alguém. Acompanhamos o crescimento de Maya e sua evolução com os livros. O livro tem um teor biográfico já que conhecemos toda a vida do personagem.

A Gabrielle escreve muito bem e suas cenas são tão tocantes e os diálogos tão bem construídos. É um livro para quem gosta de livros. Nunca antes um ditado popular esteve tão correto: "quantidade de páginas não define a grandiosidade de um livro". E é exatamente este o legado de A Vida do Livreiro A.J. Fikry, em menos de 200 páginas, a obra deixa muito livro de 400 páginas no chinelo. Esse é um dos livros mais incríveis que já li; tão meigo, perfeito, reflexivo e intrigante!

A Editora Paralela caprichou na diagramação e revisão. Capa lindíssima e em cada abertura de capítulo, temos um comentário escrito pelo A.J. sobre um conto ou um livro, no qual ele narra brevemente o livro/conto e deixa sua inferência tipicamente "fikryana", ou seja, ranzinza e ácido. Além disso, no fundo do livro, há opiniões sobre o livro escrito por livreiros do Brasil (muito fofo, isso).
Aguardando um livro como: A Vida do Blogueiro E.T. cétera para que eu deixe meu comentário no livro. risos. 
AVALIAÇÃO GERAL: 

Isso é tudo, pessoal! Espero que tenham gostado!! E não deixem de comentar!

27 comentários:

  1. Iai Adriano, beleza?

    Sou louco nesse livro desde que me entendo por gente (mentira, faz 2 meses) e não vejo a hora de lê-lo. Tudo o que você comentou na resenha, são o que as pessoas dizem realmente. Vou tentar comprá-lo até Fevereiro. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey, Adriano!

    Adoro livros metalinguísticos, sabia? Livros que falam de livros são um amor, haha! Achei a capa super chamativa (no bom sentido) e já anotei esse livro (embora já o conhecesse) na listinha de desejados. Espero poder adquiri-lo logo!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como sempre você e suas ótimas leituras/resenhas, Adri!
    Esse livro é excepcional. ótimo mesmo. <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que interessante a temática do livro, li um bem parecido com ele recentemente (A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra). Realmente são livros muito instigantes. Adorei sua resenha e já coloquei esse na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Me lembrou Scrooge, por ser resmungão e rabugento. Adorei a Maya, ela trás novamente algo bom para ele. Gostei do enredo, os livros realmente passam para nós, vários tipos de 'segundas chances'. E ótimo que a escrita da autora é boa. Já tinha visto a capa do livro, mas é a primeira resenha que vejo. Eu gostei.
    Abraços Adriano,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que a cada resenha que vejo só cresce minha vontade de ler, eu preciso desse livro...rsrs
    É muito bom terminar um livro e ter um sentimento bom, esse parece ser o tipo de livro que faz isso.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Adriano. Eu só sabia que o livro era sobre a vida de um livreiro e isso já me dava uma imensa vontade de ler a obra. Agora, ao saber mais das tragédias pessoas do protagonista, como a perda da mulher, consigo ter uma visão mais clara da obra e sei o que esperar. E, claro, continuo animado para a leitura. Espero gostar da obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  8. Poxa, amei esse livro!!! Nunca tinha ouvido falar dele, mas espero não ter decepções com a leitura.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Recentemente fui à livraria e peguei este livro pra dar uma olhada, quase comecei a ler e me segurei pra não o fazer, pois teria que compra-lo e eu não estou podendo por vários motivos, sendo o principal: diminuir a pilha de não-lidos aqui de casa. Enfim, fiquei ainda mais curioso com a história depois de ler a sua resenha, porém eu vi algumas outras dizendo que ele é repleto de erros que com uma revisão mais caprichada ficaria livre deles, só me desanimei um pouco por conta disso, mas ainda assim quero conhecer esta história.

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus
      Confesso que achei até estranho você pontuar sobre esses errinhos gramaticais e falhas de revisão. Pode ser que eles existam, mas eu sinceramente, não os encontrei ou não percebi. Sinto-me até incomodado por talvez não tê-los percebido, mas acredito que não exista. A Companhia das Letras e seus selos sempre têm um cuidado muito grande com a revisão das obras e por isso, fico em dúvidas quanto a veracidade desse fato.
      Obrigado pelo comentário e as visitas de sempre!

      Excluir
  10. Nossa, esse livro foi, sem duvidas, um dos melhores que li no ano. E nada melhor que um livro que fala de livros, né? Adoro quando leio resenhas de outros blogueiros que curtiram a leitura tanto quanto eu.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Meu deus, esse tem todo o jeito de ser aquele livro que ~todos~ os leitores um dia deviam ler; é perfeito pra todos os amantes da leitura! Além de, pelo visto, a história trazer até mesmo uma lição de vida, porque as vezes podemos estar pra baixo, desanimados, mas a vida sempre encontra uma forma de te fazer sorrir. Amei também os quotes, principalmente aquele sobre qual é o livro favorito. É super verdadeiro haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dri, tudo bem? Tenho muita vontade de ler o livro, e essa sua resenha maravilhosa só me deixou ainda com mais vontade de ler. Acho muito legal livros que falam de livros, e esse que é bem atual, nos remete a um cenário tão vivido por nós. Achei interessante o personagem ter uma segunda chance para reaprender a viver e a amar através da Maya. Achei bem legal essas comparações que ele faz de pessoas com personagens e livros, e achei bem legal o fato de a cada início do capítulo ter um comentário dele.

    Adorei os quotes e deve ser realmente um livro maravilhoso... e nunca quantidades de páginas definiu a qualidade de um livro... as vezes só da pena de um livro tão bom ser tão curto.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oi, Adriano!
    Olha, de verdade, eu estou completamente apaixonada por esse livro só de ler sua resenha! Achei a premissa sensacional e inovadora! E como sou apaixonada por livros, tenho certeza que vai ser uma leitura agradabilíssima. Obrigada pela dica!

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei pensando um tempo nas perguntas que você fez ao começar sua resenha. Pensei e pensei mas não consegui expressarem palavras o que sinto pelos livros, o que me faz gostar deles rs A vida do livreiro parece ser ótimo e com certeza eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  15. hahahaah vida do blogueiro será o livro mais comentado de todos os tempos na blogosfera hah
    Eu passei este livro para minha colunista e desde então fico namorando, mas acabo não comprando um exemplar. A história parece linda demais, e toda essa inserção do mundo literário, principalmente para nós que fazemos parte dele mas pouco o conhecemos, é um grande chamariz. Preciso por ele na meta de leitura de 2015!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá Adriano,
    eu já tinha lido resenhas sobre este livro e todas me encantaram. Mas a sua me fez ter outra perspectiva sobre ele. O que me fez agora querer muito o livro.
    Pois quem diria que um livro poderia contar historias usando livros. E isso é realmente emocionante e empolgante para quem(como nós) ama os livros.
    E as frases que você soltou sobre o A.J usar trechos, ou fazer sinopse ou comparar uma pessoa ao livro me deixou muito curiosa para saber como ele faz isso e com quem.
    Parabéns pela resenha, ela esta como sempre perfeita. E você conseguiu me fazer colocar mais um em minhas lista.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Olá, rapaz.

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e posso dizer que a sua está ótima, bem explicada. O livro parece interessante, e como amante de livros eu diria que ele foi feito para mim, pois qual o leitor não gosta de ler sobre o que gosta, livros? kkk
    Mas achei interessante a premissa, do livreiro ser todo rabugento, mas com o aparecimento da garota ele começa a se abrir para a vida, e creio que se ler um dia esse livro irei me comover, já que parece um livro tocante com um tom biográfico.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Adriano!
    Que bom que você gostou desse livro.
    Eu não gostei da capa, achei simples demais. Eu gostei muito da sua resenha, está muito bem escrita, mas mesmo assim a história não me ganhou. Achei muito massante, já li algumas resenhas sobre esse livro e foram meio divididas, uns gostaram e outros não.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Adriano, o enredo do livro parece ser bem diferente mostrando um protagonista ranzinza que com um acontecimento se abre para vida e a parti dai temos mais acontecimentos que devem prender a leitura até o fim =) Gostei da resenha e espero poder ler o livro algum dia.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Oi, Adriano! Eu tava de olho nele há muito tempo, desde que vi a primeira resenha, e consegui comprar na black friday. Agora o desafio é encaixá-lo na lista de leituras.
    Que leitor não vai gostar de um livro sobre livros? Eu fiquei encantada com a proposta, usando um tema tão próximo a nós de uma maneira tão leve e gostosa. A maioria esmagadora das resenhas fala muito bem e, assim como vc, favorita o livro, então pretendo que ele seja um dos primeiros livros de 2015.
    Ah! Curti saber esse lance da comparação de pessoas com livros, personagens e sinopses. Bem bacana!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Adriano, que resenha maravilhosa, sinceramente já tinha visto esse livro por ai mas não dei atenção a ele, livro com capas básicas não me chamam atenção. Mas quem diria que ele poderia me agradar? Esse é um livro a se ler e com certeza lerei em 2015, obrigado por me apresenta-lo!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  22. Só em ter alguma palavra que remete ao universo literário na capa, já me chama a atenção. Li bastante resenhas positivas em relação a esse livro, e essa entrou para o hall também. É muito bom quando livros nos surpreendem positivamente dessa maneira. E com uma história teoricamente simples, mas cheia de reflexões maravilhosas. E sem falar de ser ambientada nesse mundo que tanto conhecemos e adoramos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Achei esse livro lindo e fofo, completamente perfeito! Amo a capa e adorei a narrativa da autora, realmente ela prova que mesmo que um livro seja pequeno isso não o impede de ser extraordinário. Só não gostei de ter esse livro imaginário que a gente nunca vai poder ler, fico louca quando isso acontece... rs...

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Ouvi falar taão, mais tão bom desse livro que quero compra-lo, agarra-lo e nunca mais solta-lo. K
    Estou tão interessada nesse livro, parece ter uma historia bastante interessante, instigante e bem envolvente.

    ResponderExcluir
  25. Essa história parece ser linda. Além da capa ser maravilhosa, é um livro que fala sobre livros!! Tipo, necessitando para já haha Não sei quando, mas sei que irei comprar.

    ResponderExcluir
  26. Estou muito curiosa para ler esse livro. Ainda não li uma resenha negativa dele, então minhas expectativas só aumentam rs Só pelo fato de retratar o universo literário, já deixa qualquer leitor curiosos, fora que essa capa tá um amor também né? rs

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...