[CURIOSIDADES]: Ler livros de romance te torna uma pessoa melhor

Olá, pessoal!
Tudo bem?! Espero que sim :)

Hoje, estou trazendo mais uma curiosidade sobre esse mundo ao qual nós amamos,
o mundo dos livros <3

É fato que ao lermos romances, nos sentimos abduzidos para dentro daquela narrativa e com isso, passamos a sentir e sofrer todas as emoções dos personagens. 

E engana-se quem pensa que o romance na literatura refere-se exclusivamente aos livros com um casal apaixonado. NADA DISSO, o romance é uma variação moderna do conto e da novela, ou seja, é uma história com começo, meio e fim e não precisa necessariamente de um casal tolo e apaixonado fazendo coisas ridículas e sofrendo de amor. Resumindo: nem todo romance é uma história doce ou um filme de Nicholas Sparks! rs


Achei uma matéria sobre o tema e quis compartilhar com vocês. Confiram: 
Ler livros de romance te torna uma pessoa melhor
Foi o que concluiu um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto. Eles dividiram 100 pessoas em dois grupos: um deles teve de ler histórias de ficção, de autores como Wallace Stegner e Jean Stafford, enquanto outros leram ensaios sobre ciência, beleza, literatura ou comportamento (de autores como Freud ou Burroughs).
Depois, todos passaram por testes psicológicos para medir quanto gostavam (e precisavam) de certezas e estabilidade. Tiveram de dizer, por exemplo, se concordam pouco, muito ou nada com afirmações do tipo “eu não gosto de situações incertas” e “eu desgosto de questões que têm várias respostas diferentes”. E, olha só, quem havia lido os romances parecia mais aberto à ambiguidade e incertezas.
Segundo os especialistas:  ler romances faz você entrar num outro mundo – e abre sua cabeça. Aí você conhece e questiona outras realidades, mas sem a necessidade de tomar decisões, de ter certezas sobre questões polêmicas. “O leitor pode até pensar como pessoas que ele nem gosta. Você pode simpatizar com Humbert Humbert, de Lolita, não importa quão ofensivo alguém pode achá-lo”, explica  Maja Djikic, autor da pesquisa. “O leitor pensa através de outros eventos, sem se preocupar com urgência e permanência, e, então, pensa de jeitos diferentes do que até ele mesmo está acostumado a pensar – e isso produz um efeito que abre sua mente”, conclui.
Viu só que beleza?
Fonte: Revista Superinteressante

Interessante o fato de que permite ao leitor um amadurecimento em aceitar e respeitar opiniões contrárias, ao passo em que "abre sua cabeça" para novos mundos e incertezas.

Acredito ainda que após essa pesquisa, é possível afirmar que livra o ser humano da ignorância e do preconceito, pois esse amadurecimento e essa mentalidade consciente são pressupostos para uma mente livre de conceitos retrógrados.

E a questão agora é: concordam com a pesquisa ou discordam? Qual livro de romance vocês mais gostaram? rs

Até breve!

17 comentários:

  1. o de romance que eu mais gostei
    que eu já li foi o porto seguro de nickolas
    sou muito chorona então evito livros assim heheheh
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo este livro!
      Mas um livro de romance perfeito é Amor de Redenção! Meu Deus que história perfeita.
      Leia...tenho certeza que não se arrependerá.

      Excluir
  2. Amo livros de romance, mas não gosto dos romances românticos - e como você mesmo disse, romances não precisam necessariamente de um casal tolo e ridículo que faz esquisitices, rsrs. Bom, concordo que quem ama ler romances tem a mente mais aberta e menos estupida e fechada, aqueles que leem mais logica acabam por aceitar apenas aquilo que vivem, não aceitam outras realidades. Ótimo post! :D

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa - Confins Literários

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo... quanto tempo ein.... Desculpa meu sumiço... andei passando por alguns momentos e ainda estou fazendo uma reconstrução mental, mas o blog e os livros estão me ajudando muito. Não me esqueci daquela pesquisa que fiquei de fazer pra ti se ainda quiseres me dá um toque. Sobre a postagem, bom eu amo romance desde os mais doces aos dramáticos... os mais simples e mais fervorosos e claro que quem lê romances são mais abertos ao mundo das incertezas e da fantasia eu sou assim.... adorei a postagem de curiosidades... é sempre bom lermos algo diferente que nos acrescente e nos motiva... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa pesquisa. Acho que quem lê mais, realmente tende a ser mais consciente das coisas. Consegue ampliar horizontes e, como você disse, respeitar opiniões diferentes das suas.
    E um dos romances que mais gostei foi o "A Culpa é das Estrelas".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Gostei da pesquisa, e sinceramente eu concordo..
    Gosto de ler romance, independente de ser de casal apaixonado ou não, minhas leituras são bem ecléticas, e isso acho que amadurece o cérebro hehe..
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  6. uia... to ficando a cada dia que passa uma pessoa melhor... Ligya Fagundes Telles é a maior responsavel por isso...

    ResponderExcluir
  7. Faz todo sentido essa pesquisa e diante dos comentários acima nem tenho o que mencionar.
    Quando você se permite embarcar num romance, sua mente se torna mais subjetiva e passa a crer em pequenos gestos de afeto. Você se livra da racionalidade imposta por livros lógicos.

    Achei excelente o post. Não é novidade que seu blog é excelente mas é sempre bom ressaltar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente! A única coisa ruim da literatura é que vicia. haha Por isso que devemos sempre indicar livros para aqueles que não leem, que sabe assim estaremos contribuindo, do nosso jeito, para um mundo mais bacana!

    ResponderExcluir
  9. Faz todo o sentido HAHAHAHA Gosto de romances, mas não uma história apenas com o romance em si... Tem que ter algo a mais por trás, um mistério, um suspense para dar um gás na trama hahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Dri! Que pesquisa mais interessante, é mais interessante e maravilhoso foi o fato de você ter compartilhado conosco.
    Concordo plenamente!! A leitura nos deixa mais abertos e menos preconceituosos. Sou muito eclética quando o assunto é gêneros literários, você sabe disso, então fica difícil apontar um. Neste momento estou tentando lembrar de algum livro que tenha "aberto minha mente" para determinado assunto... Quando eu lembrar te conto hahahaha.
    Beijos amoreco,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito que sim. Assim que eu comecei a ler livros me interessei mais por algumas coisas, descobri coisas que eu nem sabia que existia, meu vocabulário ficou melhor, minha escrita melhorou. Acho que tudo isso contribui para a personalidade do ser humano.

    ResponderExcluir
  12. Com toda a certeza concordo com a pesquisa e mesmo que nossa mente não se abra muito para a realidade, ao menos teríamos a oportunidade de viver novas história... Gostei mesmo da pesquisa, só acho que o grupo de pessoas podia ser maior...

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriano,
    Achei essa pesquisa super interessante e concordo sim com os pesquisadores,apesar de romance não ser meu tipo de leitura favorita e eu já tive o prazer de ler Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade da maravilhosa Jane Austen e tenho que dizer que gostei bastante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante essa pesquisa e concordo com ela sim. Quem lê tem a mente mais aberta para o mundo de incertezas e de fantasias do que quem não lê. Eu particularmente adoro romances, mas também não dispenso um bom suspense.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Será mesmo? Eu conheço tantas pessoas por aí que amam livros de romances, mas são umas fuinhas, rs. Vai saber. Porém, achei a pesquisa muito legal! Vou tentar ler mais romances, deixar um pouco os policiais de lado. Vou tentar entrar no projeto "ser uma pessoa melhor" que vi em um blog, bom saber que LER vai me ajudar (:
    Beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Prezados Geração Leitura,
    Pediria que visitassem o site

    http://martimjjp.wix.com/author-tou-pt

    Segue a minha folha pesoal
    Nome: Martim José Jadyr Pereira


    Formação:
    • Licenciado em Matemática / Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    • Engenheiro Operacional Eletricista / Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UFTPR

    Especializações:
    • Gerência de Instituições de Formação Profissional / Organização Internacional do Trabalho - OIT / Turim - Itália

    • Automação Industrial / Tel-Aviv University - Technical College – Tel-Aviv / Israel

    Histórico de Trabalho:
    • Indústrias Klabin de Celulose e Papel
    • Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA)
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI):

    - Diretor do Centro de Formação Profissional de Curitiba / SENAI - Curitiba/PR
    - Chefe da Divisão de Ensino do Departamento Regional do SENAI do Paraná- Curitiba/PR
    - Coordenador de Projetos de Transferência de Tecnologia e Ensino do Departamento Regional do SENAI do Paraná- Curitiba/PR.
    • Escritor


    Att.

    Martim J. J. Pereira

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...