[RESENHA]: Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alíre Sáenz

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?!

A resenha de hoje é de um livro que roubou um pedaço do meu coração assim que vi a capa, e quando terminei a narrativa pude concluir mais uma vez como um livro é capaz de nos fazer sentir tanta emoção e carinho! 
O livro em questão é:  Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo, escrito por Benjamin Alíre Sáenz e publicado no Brasil pela Companhia das Letras, com o selo SEGUINTE! Recebi o livro de cortesia da editora e devorei! Realizei a leitura no mesmo dia que recebi e só posso dizer uma palavra: PERFEITO! 


SKOOB
Resenhar esse livro, tornou-se a incumbência mais difícil da minha existência. Quando você ama demais um livro, como eu amei Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo, escrever sobre ele faz com que percebamos que nenhuma palavra pode descrever as minúcias e a perfeição da narrativa. Apesar disso, tentarei por em palavras apenas 20% de toda beleza do livro.

1987. El Paso, Texas - EUA.

Aristóteles Mendoza, 15 anos, descendente de mexicano vivendo nos Estados Unidos. Introspectivo, solitário por opção e por falta de amigos, confortável com o silêncio. Distante do pai, convívio agradável com a mãe e incompatível com os irmãos. Curioso, briguento, não sabe nadar, tem pesadelos toda noite e não sabe que pode ser amado.

Dante Quintana, 15 anos, descendente de mexicano vivendo nos Estados Unidos. Extrovertido, sorridente, "feliz", solitário, leitor. Ótimo relacionamento com os pais, nos quais devota confiança e muito carinho. Teme desapontá-los, já que é filho único. Curioso, odeia sapatos, nada muito bem, inteligente, odeia que maltratem os animais, sonha ser um artista e não sabe porque seus pais o amam.

O que Aristóteles e Dante têm em comum? 
Os dois anseiam por desvendar todos os mistérios do universo! 
E suas vidas se cruzam, quando Ari é surpreendido por Dante na piscina pública, indagando-lhe se queria aprender a nadar! Caso concordasse, Dante lhe ensinaria! Apesar de não gostar de conviver com outras pessoas, Ari aceita sem pestanejar porque sente algo de diferente naquele garoto da voz esganiçada. 

Que diferença era essa?
Os dois não se pareciam com os outros meninos! E, por conta disso, surgiu uma afinidade rapidamente.
Com aquela amizade, nasce o sentimento de ser único. E naquele instante, eles passam a descobrir mais sobre si mesmos e sobre o outro. Os garotos são diferentes, tinham personalidades e famílias completamente distintas e apesar disso, possuíam um elo forte e inquebrável chamado: amizade! Naquele verão de 1987, eles vivem muitas aventuras, se conhecem cada vez mais e se amam cada vez mais! É incrível como o autor nos aproximou da rotina dos personagens, de seus dramas e de seus pensamentos e reflexões (muitas reflexões)! 

Ari é o típico garoto melancólico, sozinho e que vive triste a procura de uma identidade e uma função no mundo, por isso, apesar de amar incondicionalmente a mãe, o pai e Dante, ele precisa que essas pessoas deem liberdade a ele. Ari se sufoca facilmente quando as pessoas se preocupam e se importam demais com ele, por isso, irrita-se em alguns momentos me fazendo odiá-lo (apesar de adorá-lo). Nesse momento eu tive que fazer um exame de consciência para entendê-lo e compreender suas razões, porque a princípio eu me decepcionei muito, chegando até a parar a leitura e mandar um SMS pra amiga Taty do ACEDLeitores, comentando minha insatisfação!! Sim, eu me apeguei demais ao livro!

O Benjamin conduziu a narrativa com muita sensibilidade, ao retratar as dificuldades que os jovens passam quando chegam aos 15 anos. A puberdade agindo 24 horas por dia, a mente em êxtase com tantas novas informações e dramas para assimilar e o autor conseguiu retratar isso da forma mais verossímil possível!
Do começo ao fim, eu tive a sensação de que o autor estava escrevendo a minha vida, mas não como um expectador analisando os fatos. Foi como se ele soubesse quais são/foram meus fantasmas, meus dramas e insatisfações e colocasse TODOS no papel. 

Durante a narrativa, eu posso dizer que não contive minhas lágrimas em nove momentos diferentes! Toda a angústia dos personagens, já foi a minha angústia. Essa busca por identidade, já foi a minha busca por identidade. Proximidade é a palavra! Esse é o meu livro e eu espero que o autor ganhe muito prestígio e prêmios com ele, porque é digno de pódios e o Benjamin é mestre em escrever com o coração. 
O livro não foi escrito PARA mim, mas sinto como se tivesse sido escrito POR mim, porque todas aquelas inquietações e reflexões de Dante e Ari eram e são minhas inquietações. 

O livro não fica centrado na amizade de Dante e Ari, mas foca-se também em seus relacionamentos com suas famílias! Ari tem a família mais conturbada, um irmão preso que é tratado como morto, um pai calado e traumatizado pelas feridas da guerra, uma mãe que finge estar bem e as irmãs que o ignoram. Já Dante, vive com o pai e a mãe mais carinhosos do mundo e mesmo assim, sente-se deslocado e teme decepcioná-los em algum momento, principalmente quando sua identidade é formada e ele busca a autoaceitação.

Faço uma ressalva, o autor toca e aborda o tema da homossexualidade. No entanto, acima disso, ele toca num assunto chamado: amor! E claro, que o segundo tema se sobressai sobre o primeiro. Acho interessante como os romances que lidam com o amor de iguais vêm ganhando terreno em terras tupiniquins! Acho isso fantástico e claro, deixo minha sincera gratidão a editora SEGUINTE, por publicar esse livro no país e me presenteá-lo com uma leitura tão magnífica! 

Nesse livro, percebi que não lidei com personagens. Mas com pessoas, que são imperfeitas e que se amam e que não querem viver sozinhas. Essas pessoas só querem descobrir os segredos do universo com outra pessoa do lado.

No começo você mergulha na narrativa e na vida de Dante e Ari. No meio, você precisa saber mais detalhes sobre eles e começa a torcer por eles e se emocionar constantemente. No fim, você se recusa a concluir a leitura. O final é surpreendente e absurdamente encantador. Depois que acaba, fica no leitor uma ressaca literária das fortes e a certeza de que em breve (no máximo, seis meses) irei iniciar a releitura desse livro. 

A capa é um dos destaques nesse livro e o trabalho da Editora SEGUINTE com diagramação é lindo! A leitura de Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo é obrigatória à todos que gostem de livros sobre amizade verdadeira, amor, reflexões e relacionamento familiar! 

Não seria surpresa pra ninguém se eu o avaliasse com nota 10 e um coração de favorito <3

Fico na torcida para que  Benjamin escreva outras histórias tão incríveis quanto essa e que a Editora SEGUINTE publique-as aqui no Brasil! risos

Espero que tenham gostado :)
Aguardo seus comentários!!

29 comentários:

  1. Vi uma resenha deste livro ontem e amei.
    Pelo jeito você também amou o livro.
    Um é o oposto do outro, isso me chamou atenção na descrição do livro. Quero muito poder ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, querido.

    O que dizer de tamanho talento? Não me canso de "bater na mesma tecla" ao que se refere à seu talento em resenhar livros. É nítido a sua entrega.
    Esse livro me parece ser incrível. Sempre que venho aqui encontro dicas de leitura mais jovens, porém ao mesmo tempo em que os relaciono ao gosto literário de meus alunos, eu fico interessada. Acredito que estou evoluindo no gosto literário e absorvendo afinidades por gêneros que outrora não possuía.

    Muito lindo a amizade de Dante e Aristóteles e o relacionamento com as famílias. Essa contradição entre iguais que torna essa obra tão empolgante, não é?
    Fiquei muito interessada. A capa é linda, Adriano.

    E eu sou defensora de que toda forma de amor é válida, como diz uma música de Lulu Santos: "E a gente vive junto
    E a gente se dá bem
    Não desejamos mal a quase ninguém
    E a gente vai à luta
    E conhece a dor
    Consideramos justa
    Toda forma de amor"

    Maravilhosa resenha! Fui contagiada com sua empolgação
    Um Beijo

    ResponderExcluir
  3. Admito que alguns segundos eu achei que fosse um livro meio que de filosofia e essas coisas. Mas então comecei a ler a resenha e acabei que percebi que fui enganado e posto em uma pegadinha! O autor foi muito ousado em colocar nomes de dois filósofos como personagens e isso já me conquistou e tendo uma temática gay me conquistou mais ainda! Com certeza vou procurar por esse livro!!
    Ótima resenha!!

    Abraços!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi :)

    Esse livro me chama um pouco a atenção pelo tema tratado, mas também pela capa (sim, ligo pra isso). Estou em dúvida se leio ou não, mas sua resenha teve um papel vital, já coloquei o livro na lista de desejados. Abraço!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Menino com uma resenha dessa todo mundo vai querer ler esse livro.
    E comigo não é diferente haha
    Eu já tinha visto este livro é apesar da capa me chamar atenção nunca tinha lido a sinopse e assim me interessado.. Mas agora que li sua resenha quero muito lê-lo :))
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriano, nossa, adorei essa resenha!!
    Já tinha visto apenas uma resenha dele antes e a pessoa não gostou muito, ai me deu uma desanimada para ler, mas sério, agora com a sua resenha quero muito conferir.

    Aí, é tão bom quando a gente sente que a história foi escrita por nós e para nós, é uma sensação incrível e dá aquela vontade de nunca terminar de ler, e ao terminar de voltar a reler várias e várias vezes.

    Também fico muito feliz das editores estarem investindo em histórias com relacionamentos homossexuais, já é um incentivo para diminuir esse preconceito ridículo, mas mais do que isso, são histórias de amor entre duas pessoas e isso já basta.

    Adorei a resenha e o livro já entrou na minha lista de desejados.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Adriano!

    Creio que você passou por etapas sensoriais que passei ao ler "Desventuras em série". E, sinceramente... é bom e péssimo apegar demais a um livro. Quero registrar a você também que ando impressionado com relação a qualidade dos livros publicados pela editora Seguinte. Estou muito, muito maravilhado com a quantidade de livros tão bacanas saindo. Esse livro parece ter um pensamento de realidade. Aborda uma assunto que para muitos ainda é motivo para choque, e a narrativa parece tentar por isso em um lugar mais natural. A capa é muito incrível... Na minha opinião, não gosto de capas com fotos de atores, etc... essa capa está muito incrível.


    Lucas
    escritordeconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriano!
    A resenha está mais do que perfeita, nossa a tua empolgação com esse livro foi tanta que me deixou enlouquecida para ler também e claro que eu acabei comprando o livro, minha lista de leitura está maior agora e a culpa é toda sua rsrsrsrs, já estou ansiosa para pegar o meu e conferir tudinho.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Adriano, sua empolgação com a resenha fez a minha lista crescer de novo rsrsrs
    A primeira coisa que chamou a minha atenção foi essa capa linda, que infelizmente até agora só vi em imagens... Agora, com o seu comentário super positivo fiquei interessada pela história também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Caramba, fiquei surpreso com a história desse livro. Não achava que fosse tudo isso, mas depois dessa resenha fiquei com muita vontade de ler, de verdade. A história parece realmente tocar o leitor <3 aguçou a minha curiosidade! Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    E a capa é maravilhosa <3 a editora fez um trabalho excelente.

    ResponderExcluir
  11. *-* Aaahhh, estou apaixonada pelo livro desde que você comentou sobre os dois meninos no Top de Dia dos Namorados. Certeza que eu vou amar o livro tbm! haha Tomara que apareça uma promoção louca pela internet pra eu poder comprar!! To em regime de compras... Não posso gastar mais de 15 reais em um livro :\ Tudo pelo bem do meu salário no final do mês.

    ResponderExcluir
  12. Lembra de mim? O MENINO DO SKOOB? Então, eu sinceramente não sei o que comentar e acho que faço de suas palavras as minhas. Eu ainda não consigo, de forma tangível, descrever esse romance, é algo tão fofo e lindo, tão simples e modesto, mas ao mesmo tempo tão tão tão impactante.

    www.setecoisas.com, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Adriano,
    Eu tenho que dizer que me enganei completamente com esse livro,mas daí vi e li algumas resenha sobre o mesmo e vi que estava completamente enganado.O livro traz em sua essência muito mais do que apenas o romance dos protagonistas traz algo muito mais profundo e reflexivo ao que me parece.Parabéns pelo feed back que você nos passou com sua resenha sobre o livro!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. Adriano,
    Eu tenho que dizer que me enganei completamente com esse livro,mas daí vi e li algumas resenha sobre o mesmo e vi que estava completamente enganado.O livro traz em sua essência muito mais do que apenas o romance dos protagonistas traz algo muito mais profundo e reflexivo ao que me parece.Parabéns pelo feed back que você nos passou com sua resenha sobre o livro!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Driiiii resenha PERFEITA!!!!
    Acompanhei sua leitura desde o inicio e suas emoções também. Você me falou tão bem do livro, me indicou tanto que não resisti e comprei. Já li e o que eu posso dizer? O livro é muito bom, diferente do que eu já li, mas muito instigante em como Dante e Ari se identificam, se defendem e se amam.
    Eu não senti todas as emoções que você sentiu , mas é porque que nem te falei aquele dia, você se identificou com os personagens e com suas emoções, eu não.
    Mas o livro está mais que recomendado, e a capa é uma coisa linda *-* Sou apaixonada nela, e faz todo o sentido.

    Um beijoooooo enorme <3
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/06/resenha-atraido.html

    ResponderExcluir
  16. Eu só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. O que achei interessante é que o autor colocou dois protagonistas com personalidades completamente opostas. Mas ele colocou de uma forma tão interessante, que é inegável não sentir a química que rola entre os dois. Eles se complementam. A cada resenha que leio, minha vontade de lê-lo só aumenta.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Eu ja to fascinado por esse livro desde que vi a capa e nem sabia sobre o que se tratava... e a cada dia vou ficando mais e mais apaixonado e com vontade de ler... to participando do top comentarista em outro blog e espero muito ganhar ele... caso não ja separei o dinheiro para comprar.. sua empolgação com o livro e essa resenha maravilhosa me deixaram com mais ganas ainda... nunca pensei que sentiria resaca com uma resenha...

    ResponderExcluir

  18. Já li muitas resenhas sobre o livro, mas ainda não me convenci de comprá-lo. Tem uma sinopse interessante, mas nem tanto ao ponto de me fazer ficar desesperada para adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  19. Que linda resenha, Adriano! Aumentou ainda mais minha vontade de ler esse livro. Acho a capa dele linda e a história parece ser realmente emocionante. Com tantos elogios é claro que ele foi pra minha listinha de desejados.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Dri... eu já tinha lido uma resenha mega positiva sobre esse livro... E foi tão emocionante quanto a sua... eu senti um arrepio e um frio na barriga... Confesso que tenho uma enorme vontade de lê-lo, porém vai demorar um pouquinho... talvez em consiga compra-lo na bienal ainda não sei porque a listinha está imensa... Parabéns meu querido amigo por me incentivar na leitura desse livro, porque na outra resenha eu li e gostei, mas o meu interesse não tinha surgido... vou deixar no skoob. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Adriano, um pouco antiga essa resenha, não é verdade? Mas boa resenha não tem data para ser lida mas sim o momento certo. Estava navegando em uns sites e vi a capa desse livro, realmente achei muito bonita mas por achar o título estranho acabei deixando pra lá. Porém, hoje, enquanto visitava o Eu + Livros, vi que esse é o livro que a Rafa quer e lá tinha sinopse, ao ler pensei: "uai, então é isso?". Logo comecei a procurar resenhas na internet e tal, mas queria mesmo ler algo de algum blog que eu gosto e confio nas resenhas, não imaginei que encontraria aqui, foi bom ter conversado com você kkk. Enfim, acho que eu não precisava contar a história da minha vida aqui né kkk. Gostei demais da resenha, se eu tinha alguma dúvida em ler esse livro ela acabou! Pretendo ler em e-book, a minha primeira leitura com um livro que promete ser muito bom. Gostei!

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Adriano,
    que livro maravilhoso. Que sensibilidade. Estou emocionado e muito curioso com o livro. A capa é tão linda, assim como sua resenha e eu preciso comprar o livro logo. Ficando mais pobre a cada resenha sua que leio.

    Abç

    ResponderExcluir
  23. Uau! Foi tudo que consegui falar ao terminar de ler sua resenha Adriano, assim como você amei esse livro e o aplaudi de pé quando terminei a leitura e assim como você também senti uma grande dificuldade de me expressar no momento de fazer a resenha para ele, mas acho que conseguiu por 15% dos meus sentimentos pelo livro na resenha.
    Não posso negar que minha ligação com esse livro foi enorme, não só me vi nele, mas também vi nele o meu relacionamento com minha mãe e muito mais coisas.
    Em certos momentos eu também me aborreci um pouco com a Ari, mas ainda assim era impossível não gostar ele, na verdade acho que essa atitude de Ari me fez gostar mais ai ainda dele.
    Pode ficar feliz porque Benjamin ganhou diversos prêmios por esse livro, entre eles um Stonewall Book Award e um Lambda Literary Awards.
    Não sei se você iria gostar tanto quanto esse mas, Will & Will, Garoto Encontra Garoto e Águas Turvas também são ótimos livros!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  24. Achei demais a forma em que a amizade dos dois é falada, nunca li o livro, os ensinamentos que uns dão para os outros, ficou muito bonito isso no livro, já vi várias resenhas e todas me atraíram para poder ler, a capa do livro é linda, e o enredo bem rico e tratado com detalhes sentimentos humanos e sonhos também.
    Beijos Adriano,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus. Que livro lindo, que capa perfeita, que história fofa e que resenha extraordinaria. Cara, se eu já era maluca por esse livro, agora fiquei ainda mais. Preciso dele urgentemente *-*

    ResponderExcluir
  26. ‘No mundo dos YA, eu devo confessar, o enredo atualmente me interessa muito menos do que a forma como ele é narrado. Já conheço os caminhos e clichês, gosto de ser surpreendida por histórias que fogem a eles, mas gosto mais ainda de histórias que, apesar de repeti-los, me fazem sentir junto com os personagens. Sentir intensamente. E isso aconteceu com Aristoteles e Dante. Terminei com lágrimas nos olhos e mais um pouquinho de fé no amor,me fez tem tanta vontade de ler .

    ResponderExcluir
  27. Olá, Adriano!

    Comecei a ler esse livro na livraria Saraiva de minha cidade e não resisti: terminei a leitura por ebook e depois adquiri meu exemplar. Também já fiz resenha dessa obra singular (e que foi a melhor leitura do ano). Fico feliz que tenha gostado! :)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Você me fez querer ter o livro aqui agora mesmo, ja tinha lido outras resenhas e que falaram muito bem do livro tbm, mas a sua me deixou curioso e morrendo de vontade de começar a ler agora mesmo, vou aproveitar a participar do top comentarista e se ganhar eu quero esse livro...rsrs

    ResponderExcluir
  29. Não gosto de criar muita expectativa antes de ler algum livro e este parece ser genuinamente muito bom, então, para não estragar a leitura, vou manter a curiosidade controlada, mas torcer para ler em breve!

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...