[RESENHA]: Mermaid - Carolyn Turgeon

Olá, pessoal!
Tudo bem?! 

Sabe aquele livro em que você inicia a leitura mas não mantém nenhuma expectativa sobre ele e no fim da leitura percebe que se surpreendeu muito com ele? Pois é, esse livro é Mermaid: uma reviravolta no conto original, escrito pela Carolyn Turgeon e publicado no Brasil pela parceira Editora iD.
SKOOB

O livro é uma releitura do conto de fadas original escrito pelo prestigiado Sr. Hans Christian Anderson e adaptado ao público infantil pela disney, no clássico: a pequena sereia! Todo mundo já ouviu a história da linda princesa que se apaixonou por um príncipe e recorreu a bruxa dos oceanos para ter pernas e viver no mundo terrestre. No entanto, para isso, ela deve sacrificar seu bem mais precioso: a voz. 

No entanto, essa estorinha bonitinha só podia ser coisa da Disney e não é bem assim que a banda toca, como diz minha avó. 
O livro acompanha um reino medieval que infelizmente vive indícios de uma guerra entre o Norte o Sul. Pensando nisso e para proteger sua filha, a princesa Marghrethe, também chamada de Mira ou Marte (pelos íntimos), o rei envia sua descendente para um convento nos arredores do fim do mundo para que ela seja protegida e escondida, já que sua identidade era mantida em segredo. 

Em certa manhã sombria, a princesa em suas vestes falsas de Irmã, se depara com algo inusitado. Num segundo mágico ela olha para o mar e vê algo mágico. Uma sereia trazendo em seus braços um homem. E através dos poderes mágicos de sereia, a princesa sente que deve ir ajudá-lo. E ela o salva de ser afogado e morto pelo frio cortante.


Naquele momento, ambas foram tocadas por um amor incondicional pelo homem. A Sereia Lenia vê naquele humano a chance de ter uma alma e conhecer toda a vastidão do mundo e sentindo-o em seus braços sabendo que a vida dele estava em suas mãos, ela se apaixona. Já a princesa é tocada pela beleza da sereia, pela beleza do guerreiro e acredita que a sereia o trouxe até ela graças ao destino e por isso nasce o amor. 

A sereia retorna ao mar com uma vontade imensa de voltar a terra firme e fazer com que o desconhecido lhe retribua o amor, por isso ela recorre a feiticeira dos mares e tem seu pedido atendido. No entanto, sua linda voz é o pagamento. Lenia possui uma beleza estonteante, filha da rainha do mar acredita que o homem se lembraria dela e apesar de não poder falar, ele iria se apaixonar por ela. 

Esse triângulo amoroso fica ainda mais complexo quando conhecemos a identidade do homem! Ele era, nada mais, nada menos, que o príncipe do sul e se chamava Christopher! Esse fato torna ainda mais difícil o relacionamento dele com Margrhethe, já que são inimigos. 

Mas será esse um impasse para viver um grande amor? O príncipe também mantinha afeto pela princesa? E Lenia? Conseguiria ter o amor retribuído? Quem conseguirá o coração do príncipe? Leiam e descubram! Muitas surpresas irão acontecer! E antes que pensem, as duas personagens são apaixonantes. Não tem uma vilã e a mocinha!! Tem dois seres completamente diferentes e perdidamente apaixonadas pelo mesmo homem!

O livro possui os capítulos intercalados entre a Margrethe e a Lenia. Ora conhecemos um pouco mais do mundo de princesa da Margrethe e ora conhecemos o fundo do mar e os anseios da Lenia. A autora construiu um mundo sereiano M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. A impressão é que estamos mergulhando e nadando com Lenia. A riqueza de detalhes, da ambientação e os traços da vida marinha é belíssimo.



Outra ressalva que faço, diz respeito a melancolia das personagens! Apesar de toda beleza e a luta e sacrifícios para viver um grande amor, o livro é bastante pesado na carga emocional. As mulheres estão ali sofrendo por um amor e elas deixam isso claro para o leitor. O príncipe não pode ter as duas. Trazendo felicidade a uma, ele quebrará o coração da outra! 

Pessoal, tem muitos mais laços na narrativa do que apenas esses que pontuei na resenha! Existem outros detalhes que são importantes para o desenrolar da narrativa e seriam spoilers, caso eu contasse! Como sou bonzinho, irei privá-los dessas informações! 

<3 Um triângulo de amor incrível que mostra até que ponto as pessoas se sacrificam para viver um amor de verdade! <3 

E para trazer um pouquinho da magia das sereias para essa resenha, convidei a escritora-sereia, Mirella Ferraz para comentar rapidamente sobre as impressões dela sobre o livro da Carolyn. 
Mirella confessa: "Eu gosto muito do livro Mermaid: uma reviravolta no conto original, porque conta a história verdadeira do conto do Hans Christian Andersen, da Pequena Sereia. Porém, é um livro também um tantinho difícil de ler, porque a carga de drama é bastante, principalmente se a pessoa está mais acostumada a versão feliz que a Disney deu ao conto. Eu gostei das sereias do livro. Eu achei que a autora explorou muito bem essa parte"!

Aproveitei a oportunidade e tirei uma dúvida pessoal. Perguntei à Mirella, o que ela mais ama nas sereias e o que esses seres lendários têm de tão especial que encanta tanta gente ao longo dos séculos. 
A Mirella respondeu: "Olha, as sereias encantam mesmo. E não é de hoje, é desde que o mundo existe. Pra mim, o que mais me fascina é que a figura da sereia engloba esses dois mundos, o mundo terreno e a parte humana com a água, que é o elemento que eu mais amo. Sou fascinada mesmo, se pudesse, morava no fundo do mar pra todo o sempre. E o que me fascina também é que a sereia é um ser livre, pode nadar livremente pelos mares e é até mesmo livre para expor sua nudez, pois não é regrada a normas sociais. Enfim, é mais um contato íntimo com a natureza que a cerca mesmo. Acho que é isso... Isso tudo me fascina na figura da sereia".

A Mirella é autora do livro Sereias - o segredo das águas e tem novidade dela chegando nesse ano de 2014! 

Espero que tenham gostado da resenha sobre esse livro incrível e sobre SEREIAS, que eu adoro *-*
E, claro, agradeço a Mirella que aceitou fazer essa participação especial!



16 comentários:

  1. Cara, eu também amo sereias. Mermaid é o melhor livro que já li abordando esse tema, pois é muito fiel ao conto original e a escrita da Carolyn é muito amor <3 Sou apaixonado por esse livro desde que o li e com certeza está entre meus favoritos.

    Adorei a sua resenha e a sua ideia de ter o comentário de uma sereia de verdade nela haha Mirella linda <3

    Abraços,
    Henrique Morais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano!
    Eu adoro histórias de sereias, acho tudo muito fantástico!
    Porém, tenho dó de triângulos amorosos, alguém sempre se ferra. Agora estou curiosa para saber quem ficará com o coração do Príncipe!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriano,
    Não conhecia esse livro,sou muito fã de seres fantásticos como sereia,bruxas,feiticeiras e por ai vai.Gosto muito de releituras de contos de fadas e esse que você resenho parece ser muito bom mesmo,apesar de não gostar muito de triângulo amoroso em estórias,fiquei muito curioso para ver o desenrolar da trama que parece ser muito bem construída e ambientada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriano!
    Lembro quando a editora lançou esse livro ele me chamou bastante a atenção. Acredito que a maioria das pessoas adoram sereias elas exercem um tipo de fascinação sobre nós humanos rsrsrs, lembrei também do filme com o Tom Hanks da sereia, aquele filme é muito legal. Amei a tua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ter esse livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriano! Nossa, saudades de vir comentar aqui no Geração!
    Adorei sua resenha. Sou encantada por histórias de sereias e adoro assistir os documentários, já to acreditando que existem com as teorias científicas que vi hahaha
    Muito bom o post
    xoxo

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sim eu sempre pensei em a pequena sereia como aquela histórinha de final feliz e tudo feliz...
    Cara esse livro parece ser muito bom quero muito lê-lo, um triângulo amoroso em a pequena sereia? inédito e surpreendente
    Me chamou muito a atenção
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  7. As sereias mais legais são aquelas que devoram homens, tipo em Piratas do Caribe rsrs esse negócio todo bonitinho não é pra mim. Mas o livro parece interessante e gostei muito da resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto o livro em algumas livrarias, mas não sabia muito sobre a história, então a sua resenha ajudou bastante! Nunca li nada que fosse focado em sereias, mas gosto bastante da ideia desses seres, são bem diferentes dos outros que eu já li sobre... Pela sinopse minha torcida vai para a princesa :)
    Gostei do comentário da Mirella vou procurar sobre o livro dela também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ai que lindo! Eu li o conto do Andersen esses dias e eu gosto muuito de releituras. Acho interessante descobrir como outros autores pensam aquela história. Óbvio que já adicionei Mermaid na minha estante do Skoob.

    ResponderExcluir
  10. Acho a Mitologia da Sereia bem legal, e sempre que surgem livros que as abordam, tento lê-los. Pensei que era uma trama um pouco mais leve, mas me enganei completamente. Esse clima de sofrer de amor durante uma boa parte da história é pesadinha demais. E o pior é saber que uma vai "quebrar a cara no final" é de cortar o coração. Agora fiquei curioso pra saber quem o cara vai escolher.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. sereias são um dos seres fantastico que mais me fascinam... desde a meiga Ariel as assassinas belas da mitologia grega.

    ResponderExcluir
  12. Adriano,
    Estou sem palavras, rapaz. Suas resenhas são sempre perfeitas e você vai acabar com o limite do meu cartão de crédito. Sempre que venho aqui fico instigada a comprar mais e mais livros. risos
    Mermaid parece ser aquele livro sobrenatural que te fascina ao apresentar um novo mundo mágico. Todos nós, amamos as sereias. Esses seres misteriosos permeiam o imaginário popular e a Ariel sempre foi minha princesa favorita.

    Essa melancolia de sofrer de amor é muito comum na segunda fase romântica. Um ótimo tema para você estudar, se já não estudou para sua preparação: ENEM.
    Fiquei curiosa. O principe vai entregar seu coração para qual delas? Aai, no fundo todos somos umas bobinhas apaixonadas que se derretem por uma história de amor.

    As fotos de Mirella são lindissimas e sua opinião como especialista no assunto ficou muito legal. Deu um up na resenha.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Sempre achei interessante filmes que tratavam de sereias, acho uma espécie tão fascinante e adorável <3 Esse livro parece ser dos bons, e sua resenha ficou excelente, amigo! Mermaid me cativou, e espero em breve estar fazendo a leitura.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Achei a sinopse muito fraca, não teve toda aquela emoção. Ficou faltando alguma coisa. Na verdade nem a capa do livro me agradou.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha Adriano!! Não conhecia esse livro e fiquei muito interessada nele. Adoro sereias e até curto a versão da Disney, mas prefiro muito mais o conto original. E parece que esse livro segue bem essa linha. Fiquei muito curiosa em saber como a história termina. Adorei a participação da Mirella, deu um toque todo especial à resenha.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Adriano,.
    Não conhecia o livro e fiquei muito interessado. Adoro as sereias e elas fascinam todos com sua beleza estonteante.
    Tenho certeza que esse triângulo amoroso acabará com uma delas com o coração quebrado. Amei a participaçao da Mirella. Ela é linda

    Abç

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...